Questões sobre Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Família

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Família

Todo Centro Pop deve ofertar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. A unidade deve representar um espaço de referência exceto para: 

Acerca do artigo “Família, trabalho com famílias e Serviço Social” (MIOTO, 2010), analise as assertivas abaixo:
  I. A ideia central da proposta familista reside na afirmação da tradição secular de que existem dois canais naturais para satisfação das necessidades dos indivíduos: a família e o mercado.  II. Desfamilização significa o aumento da responsabilidade familiar em relação à provisão de bemestar social, seja através do Estado ou do mercado. III. Os processos político-organizativos no trabalho com famílias implicam em ações que privilegiem e incrementem a discussão da relação família e proteção social na esfera pública, visando o rompimento com a ideologia vigente da família como responsável da proteção social, buscando a garantia e ampliação dos direitos sociais. IV. Os processos de planejamento e gestão desvinculam o conjunto de ações profissionais desenvolvidas com enfoque no planejamento institucional como instrumento de gestão e gerência de políticas e serviços.

Quais estão corretas? 

O Programa Bolsa Família - PBF apresentava na transferência de renda seu aspecto mais visível. No entanto, sua ação tinha efeitos sobre a garantia dos direitos nas áreas de Saúde e de Educação, por meio do cumprimento:

Discussões sobre a temática do trabalho social com famílias permite o reconhecimento das inovações e dos desafios os quais estão presentes, na relação com a Política de Assistência Social, apresentando como eixo estruturante a matricialidade sociofamiliar. Considere os itens, abaixo, e a seguir assinale a alternativa correta:
I - A matricialidade sociofamiliar reafirma a adoção da centralidade da família na Política Nacional de Assistência Social como elemento estruturante dos serviços socioassistenciais.
II - As discussões sobre a matricialidade sociofamiliar adotam o princípio da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade de proteção por parte do Estado.
III - A Política Nacional de Assistência Social inclui também, além da definição de suas competências e princípios, a descentralização na família como uma de suas diretrizes para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

Com base na Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, Estatuto do Idoso, constituem obrigações das entidades de atendimento, exceto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis