Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Barroco (2001) realizou uma análise do Código Profissional de Ética do Assistente Social de 1986. Segundo ela esse Código apresenta diferenciações em relação aos Códigos de Ética que surgiram em anos anteriores. Partindo da análise da autora, assinale a alternativa correta.

O Código Profissional de Ética do Assistente Social define uma série de aspectos éticos que envolvem a atuação do Assistente Social e dentre eles temos nos artigos 5º e 6º indicações sobre a relação com os usuários. Considerando esse documento, analise as afirmativas abaixo: 

I. É proibido ao Assistente Social esclarecer aos/às usuários/as, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação professional.
II. É Vedado ao Assistente Social exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses.
III. É proibido ao Assistente Social aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros
IV. É vedado ao Assistente Social contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os (as) usuários(as), no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.


Estão corretas as afirmativas:


Assinale a alternativa INCORRETA acerca do sigilo profissional do Assistente Social de acordo com o Código de Ética Profissional atual (de 1993).

O conhecimento acerca do Código de Ética Profissional é indispensável para todo(a) Assistente Social. O Código atual, de 1993, afirma a centralidade do trabalho na constituição do homem: sujeito das ações éticas e da criação dos valores. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo sobre os princípios fundamentais do atual Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social:

I. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
II. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a  luta geral dos(as) trabalhadores(as).
III. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente    produzida.
IV. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado(a), nem discriminar, por questões de inserção de classe social,               gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

Quais estão corretas?

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as competências e atribuições do CFESS e do(a) Assistente Social com as respectivas atividades de acordo com o Código de Ética Profissional no que tange à assessoria e à consultoria.

Coluna 1 1. Atribuição privativa do(a) Assistente Social. 2. Competência do(a) Assistente Social. 3. Competência do Conselho Federal de Serviço Social.
Coluna 2 ( ) Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social. ( ) Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação a elaboração, coordenação e execução e avaliação de planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil. ( ) Assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
( ) Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis