Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

O agente fiscal é um ator fundamental para a consolidação do projeto ético-político do serviço social. Quanto às competências do agente fiscal, julgue o item.
É competência do agente fiscal descrever, no relatório de averiguação de irregularidades, todo fato constatado, relatando qualquer irregularidade que comprometa a qualidade dos serviços profissionais prestados, anotando nome, endereço e número de RG das pessoas envolvidas e testemunhas, se houver. 

O agente fiscal é um ator fundamental para a consolidação do projeto ético-político do serviço social. Quanto às competências do agente fiscal, julgue o item.
É competência do agente fiscal participar como membro integrante de todas as reuniões e atividades que forem pertinentes à Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).  

A Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n.º 615/2011 dispõe sobre a inclusão e o uso do nome social do(a) assistente social travesti e do(a) assistente social transexual nos documentos de identidade profissional, enquanto a Resolução CFESS n.º 557/2009 trata da emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o assistente social e outros profissionais. Considerando essas resoluções, julgue o item.

Fica permitida a utilização do nome social nas assinaturas decorrentes do trabalho desenvolvido pelo(a) assistente social, juntamente com o número do registro profissional. 

Netto (2006) nos apresenta indicações sobre a construção do projeto ético-político do Serviço Social. Em suas considerações o autor nos apresenta a estrutura básica desse projeto. Considerando o pensamento de Netto (2006) sobre a estrutura básica do projeto ético-político do Serviço Social analise as afirmativas a seguir.
I. Este projeto profissional se vincula a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero. II. Este projeto é contrário a defesa intransigente dos direitos humanos e ao repúdio do arbítrio e dos preconceitos, sendo oposto ainda ao pluralismo, tanto na sociedade como no exercício profissional. III. O projeto se declara radicalmente antidemocrático, uma vez que a democratização deve ser compreendida como socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida. IV.O projeto não implica no compromisso com a competência, que só pode ter como base o aperfeiçoamento intelectual do assistente social. V. Este projeto tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolha entre alternativas concretas.
Estão corretas as afirmativas: 

O Código Profissional de Ética do(a) Assistente Social destaca uma série de aspectos éticos associados ao exercício desta profissão do Assistente Social no Brasil. Dentre esses aspectos podemos citar a questão do sigilo e que é abordada em tal documento a partir do artigo 15º. Considerando tal documento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( )Constitui direito do(a) assistente social manter o sigilo profissional.
( )Constitui dever do(a) assistente social manter o sigilo profissional.
( )O sigilo protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.
( )É vedado ao(à) assistente social revelar sigilo profissional.
( )A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis