Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Com as condições de trabalho e/ou falta de conhecimento das competências dos assistentes sociais na área da saúde, muitos assistentes sociais têm sido requisitados para ações que não são atribuições deles. Assinale a alternativa que corresponde a uma atividade que é competência profissional, de acordo com o Código de Ética e lei de regulamentação da profissão.

O sigilo profissional é amplamente discutido entre os profissionais do serviço social. De acordo com o Código de Ética do(a) Assistente Social, o sigilo profissional se constitui como: 

Partindo dos conhecimentos indicados no texto “Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física” (ALMEIDA, 2013), assinale a alternativa INCORRETA.

“Sendo o Serviço Social regulamentado como uma profissão ___________ — daí os estatutos legais e éticos que atribuem uma autonomia teórica, técnica e ética à condução do exercício. O exercício da profissão é tensionado pela compra e venda da ______________ especializada do assistente social enquanto trabalhador assalariado, o que representa um determinante, fundamental na efetivação da ____________ do profissional.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Acerca das questões éticas presentes na prática profissional dos assistentes sociais, julgue os próximos itens.

I As infrações ao Código de Ética profissional acarretarão penalidades. As penalidades aplicáveis são: multa; advertência reservada ou pública; suspensão do exercício profissional; e cassação do registro profissional. II O assistente social deverá oferecer denúncia ao Conselho Regional de Assistência Social quando as instituições públicas ou privadas não apresentarem condições de trabalho dignas ou oferecerem condições que possam prejudicar os usuários ou os profissionais. III Em trabalho multidisciplinar, poderão ser fornecidas quaisquer informações sobre os usuários atendidos pelo assistente social. Nesse caso, não há risco de quebra do sigilo profissional, tendo em vista que as demais profissões também obedecem ao dever ético de resguardo do sigilo. IV A quebra do sigilo é admitida quando a gravidade da situação puder trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade, mesmo que não envolva fato delituoso. De qualquer forma, a revelação deverá ser feita dentro do estritamente necessário.

A quantidade de itens certos é igual a 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis