Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Segundo a publicação do CFESS (2009) Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais, “a mundialização financeira, correspondente ao novo estágio de internacionalização do capital oligopolizado, a re-estruturação produtiva, a radicalização do projeto neoliberal e a contrarreforma do Estado impulsionam a generalização das relações mercantis às mais recônditas esferas e dimensões da vida social, ampliando as desigualdades de classes, gênero, étnico-raciais, de geração e territoriais.”
A esse respeito, com base no fragmento destacado, assinale a afirmativa correta.

Avalie, com base no Código de Ética do Assistente Social, se deveres do assistente social incluem:
I. Ser solidário com outros profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos neste Código.
II. Incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
III. Respeitar as normas e os princípios éticos das outras profissões.
IV. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
Estão corretos apenas

O Art. 5º da Lei nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, relaciona as atribuições privativas do Assistente Social.
Assinale a opção que está em desacordo com o estabelecido nessa lei. 

Constituem infrações disciplinares previstas no Código de Ética Profissional do Assistente Social as seguintes ações, à exceção de uma. Assinale-a.  

Barroco (2017, p. 15), quando discute a construção das mediações éticas em uma publicação do CFESS, afirma: 
“Em nossa experiência cotidiana, podemos identificar várias situações que apelam para o nosso posicionamento diante da realidade, exigindo escolhas e decisões orientadas por valores. Reagimos diante de uma situação de injustiça, decidimos denunciá-la e nos responsabilizamos pela decisão assumida e por suas implicações. Ou então, apesar de não concordar, omitimos nossa opinião, por receio de assumir responsabilidades.”
Se adotássemos a segunda alternativa, estaríamos em desacordo com o seguinte enunciado do Código de Ética Profissional do Assistente Social: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis