Questões sobre Políticas Setoriais de proteção social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Setoriais de proteção social

A Política Nacional de Assistência Social, implementada principalmente por profissionais de Serviço Social, organiza-se no Sistema Único de Assistência Social que:

1. é um modelo de gestão que se propõe descentralizado e participativo.

2. estabelece padrões nacionais de atenção social, independentemente da diversidade das regiões em decorrência de características culturais e políticas.

3. materializa o conteúdo da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.

4. organiza os serviços socioassistenciais para a vigilância social, a proteção social e a defesa social e institucional.

5. supõe o privilegiamento da sociedade civil na prestação de serviços sociais.

Estão corretas apenas:

Segundo o Ministério da Saúde, uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis conseqüências adversas do consumo de psicoativos lícitos ou ilícitos – sem necessariamente interromper esse uso, buscando inclusão social e cidadania para usuários de drogas – é uma estratégia denominada:

Você foi solicitado(a), como Assistente Social que compõe uma equipe de Saúde Mental, a atuar em uma escola pública, no seguinte caso: Aluno de 13 anos de idade, suspeito pela escola de uso de drogas, já em atendimento por psicólogo junto ao Conselho Tutelar, órfão, tendo por responsável a avó. A proposta da escola é que se realize um trabalho na perspectiva preventiva, uma vez que os pais e a comunidade escolar demonstram preocupação com o uso de drogas.

Nesse caso, o(a) Assistente Social deverá priorizar, entre outras ações:

Em relação a política pública de assistência social, julgue os itens que se seguem.

O benefício de prestação continuada é intransferível, e o valor desse benefício não recebido em vida pelo beneficiário será pago aos herdeiros, em seu domicílio, diretamente pelo órgão responsável pela política de assistência social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2001), cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. A despeito do uso de substâncias psicoativas de caráter ilícito, e considerando qualquer faixa etária, o uso indevido de álcool e tabaco tem a maior prevalência global, trazendo também as mais graves conseqüências para a saúde pública mundial. Acerca do uso de álcool e tabaco, julgue os itens subseqüentes.

Apesar das iniciativas na produção de legislações reguladoras da propaganda incentivadora do uso do álcool e do tabaco, essa importante questão de saúde pública, contraditoriamente, enfrenta a mídia que encoraja as pessoas ao uso desses produtos sem preocupar-se com o esclarecimento dos sérios riscos que esse comportamento pode causar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis