Questões sobre Políticas Setoriais de proteção social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Setoriais de proteção social

Entre as medidas de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde e que devem ser aplicadas em unidades de saúde nos casos de mulheres em situação de violência, está

I a promoção e organização de grupos de mulheres para discutir questões de gênero, poder, violência, fortalecimento da autonomia e formas alternativas de resolução de conflitos.

II a facilitação do acesso a redes de apoio social (trabalho, moradia, etc.), que incluam a mulher e elevem a sua condição de cidadania.

III a promoção de grupos de homens para discutir sobre violência, relações de gênero e o fortalecimento da auto-estima.

IV o estímulo à utilização de medicamentos que possam reduzir o nível de agressividade em indivíduos que demonstrem predisposição à prática de atos violentos.

V a necessidade de evitar a abordagem do agressor, pois que ele não deve ser objeto de atenção dos profissionais de saúde e sim, dos serviços de assistência judiciária.

A quantidade de itens certos é igual a

Municípios, estados e Distrito Federal, para recebem recursos relativos à cobertura das ações e serviços de saúde por eles implementados, deverão contar com

I. fundo de saúde com recursos relativos a, no mínimo, 30% dos valores arrecadados como Imposto Sobre Serviços (ISS ), no caso dos municípios, e 30% dos valores arrecadados como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no caso dos estados e do Distrito Federal.

II. conselho de saúde.

III. plano de saúde.

IV. contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento, correspondente a 100% do valor a ser repassado pela União.

V. relatório de gestão que permita o controle do Ministério da Saúde em relação à aplicação dos recursos repassados.

Estão certos apenas os itens

As políticas que almejam eqüidade em saúde têm como matéria central a redução ou eliminação das diferenças advindas de fatores considerados evitáveis e injustos. A meta de tais políticas é a criação de oportunidades iguais para todos. De acordo com os consensos da literatura, assinale a opção que apresenta um tipo de desigualdade que não deve ser considerada como injusta.

A atuação do assistente social, fundamentada em sua capacidade teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, está articulada à defesa do projeto da reforma sanitária e à implementação do SUS. Considerando essa perspectiva e as abordagens de trabalho, julgue os seguintes itens.

Nas unidades de atenção básica à saúde, o serviço social deve priorizar ações educativas e preventivas, a atenção coletiva e o trabalho em equipe, em detrimento da centralidade da demanda espontânea.

Levando em consideração a evolução da política de saúde no Brasil, bem com os princípios e a organização dessa política na atualidade, julgue os itens seguintes.

A iniciativa privada não pode integrar o SUS

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis