Questões sobre Pesquisa em Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pesquisa em Serviço Social

Sobre a dimensão investigativa na formação e intervenção profissional marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso nas questões abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) A possibilidade que a pesquisa coloca à profissão é a de superar os entraves que o cotidiano dessa prática impõe.
( ) Pesquisar é exercício sistemático de indagação da realidade observada.
( ) A base da pesquisa para o serviço social é a prática profissional.
( ) A prática profissional está fundamentada na relação teoria/prática, fazendo parte da natureza da profissão buscar compreender com neutralidade os fenômenos sociais para fundamentar sua intervenção.
( ) O processo de ir da aparência para a essência se opera pela via do método materialista histórico dialético.

Com base nas discussões de José Paulo Netto sobre o método de Marx, complete o texto que segue e assinale a alternativa correspondente:
“[...]para Marx, o ____________da pesquisa (no caso, a sociedade burguesa) tem existência ____________; não depende do _____________, do ______________, para existir. O objetivo do pesquisador, indo além da aparência fenomênica, imediata e ___________ - por onde necessariamente se inicia _______________, sendo essa aparência um nível da realidade e, portanto, algo importante e não descartável-, é apreender a essência (ou seja: a estrutura e a dinâmica) ____________”. (NETTO, 2011, p. 21-22)

Entre as diversas dimensões do trabalho profissional do/a assistente social, está a dimensão investigativa. Diante das ideias expostas por Yolanda Guerra ao tratar da dimensão investigativa, assinale a alternativa INCORRETA. 

Analise as assertivas abaixo acerca do conteúdo extraído do texto “A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social”, de Carlos Antonio de Souza Moraes (2015):


I. No que se refere à formação profissional, não há consenso entre os autores que têm se debruçado sobre o tema, acerca dos impactos da expansão da política de educação do ensino superior e da expansão universitária mercantil.

II. A defesa do projeto de formação profissional, construído e explicitado nas Diretrizes Curriculares da Abepss de 1996, tem se colocado como inadiável para o Serviço Social.

III. Vivemos, na atualidade, um processo de precarização na formação de assistentes sociais, que incide na qualidade do ensino e no aligeiramento da pesquisa.

IV. A categoria profissional tem se mobilizado na problematização, análise e debates referentes a esse modelo mercantil e privatizante e seus rebatimentos na formação dos assistentes sociais.


Quais estão corretas?

Minayo e Sanches (1993) afirmam que o conhecimento científico é sempre uma busca de articulação entre uma teoria e a realidade empírica; o método é o fio condutor para se formular essa articulação. Nesse sentido, analise as afirmativas no que se refere aos procedimentos quantitativos e qualitativos utilizados em pesquisas:
I. Do ponto de vista qualitativo, a abordagem dialética atua em nível dos significados e das estruturas, entendendo estas últimas como ações humanas objetivadas e, logo, portadoras de significado. Ao mesmo tempo, tenta conceber todas as etapas da investigação e da análise como partes do processo social analisado e como sua consciência crítica possível.
II. Na perspectiva metodológica, há contradição, assim como não há continuidade, entre investigação quantitativa e qualitativa. Ambas são de natureza diferente. Dessa forma, ao se fazer pesquisa, o pesquisador interessado deve fazer a opção entre uma das duas.
III. A pesquisa qualitativa tem como campo de prática e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando os inteligíveis através de variáveis.
IV. A pesquisa quantitativa adequa-se a aprofundar a complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente.
Está CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis