Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

O Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nordeste da cidade de Maravilhas, enviou um e-mail ao CRAS Sudeste solicitando uma exposição do trabalho realizado e das informações adquiridas durante o acompanhamento da família da Sra. M.P.S. de 45 anos, haja vista que, a mesma mudou-se de residência, pertencendo no momento a área de abrangência Sudeste. Diante ao exposto, podemos AFIRMAR que o instrumento de trabalho solicitado foi:

Sendo a reunião um instrumento de trabalho direto ou "face a face", assinale a opção de traz de modo CORRETO esclarecimentos sobre o tema:

De acordo com as Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, "diversas técnicas podem ser utilizadas no acompanhamento às famílias, como, por exemplo: estudo de caso, entrevista individual e familiar, grupo com famílias, grupo multifamiliar, visita domiciliar, orientação individual, grupal e familiar e encaminhamento e acompanhamento de integrantes da família à rede local, de acordo com demandas identificadas". Diante do exposto, compreende-se por entrevista individual e familiar:
FONTE: BRASIL. Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2ª edição. Brasília, junho de 2009.

[...] realizado(a) por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer. Para sua construção, o profissional faz uso dos instrumentos e técnicos pertinentes ao exercício da profissão, sendo facultado a ele a realização de tantas entrevistas, contatos, visitas, pesquisa documental e bibliográfica que considerar necessárias para a análise e a interpretação da situação em questão e a elaboração de parecer [...] (CFESS, 2005).

O instrumento de trabalho descrito utilizado pelo (a) Assistente Social é conhecido como: 

"É um procedimento de articulação da necessidade do usuário com a oferta de serviços do município realizado pelos técnicos do serviço. Deve ser sempre formal, seja para a rede socioassistencial, seja para outras políticas. Quando necessário, deve ser precedido de contrato com o serviço de destino para contribuir com a efetivação do encaminhamento e sucedido de contato para o retorno da informação." 

O instrumento descrito utilizado pelo/a Assistente Social é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis