Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Os Instrumentos e Técnicas de Intervenção: estudo social, perícia social, laudo social e parecer social são considerados instrumentos de trabalho do assistente social, tendo o profissional, a liberdade para decidir qual utilizar para subsidiar a análise a depender do espaço socioinstitucional ao qual está inserido. A considerar o enunciado, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso.


( ) Apesar de parecerem semelhantes, os Instrumentos e Técnicas de Intervenção: estudo social, perícia social, laudo social e parecer social, como ferramentas, apresentam especificidades e contém em seu bojo, a metodologia de trabalho do assistente social e corroboram para aprimorar os meios de intervenção no enfrentamento das questões profissionais cotidianas das diferentes demandas.


( ) No Artigo 4º da Lei 8.662/1993, uma das principais competências do assistente social é realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.


( ) O Estudo Social possibilita conhecer com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social que se pretende opinar profissionalmente de forma exclusiva nos aspectos socioeconômicos e sociais.


( ) O Artigo 5º da Lei 8.662/1993, algumas de suas atribuições fundamentais são vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social. Sendo que o trabalho do Assistente Social emitir e elaborar estudos, diagnósticos e intervenções por meio de observação, entrevista, registro e acompanhamento, a compreensão de cada instrumento técnico é importante.


( ) A perícia judicial, é trabalho técnico desenvolvido dentro de um processo judicial e, portanto, resulta tanto de uma atividade técnica como de uma atividade processual.


A sequência correta de cima para baixo é:

Mioto (2004) realiza uma análise crítica sobre a intervenção do Assistente Social com famílias. Conforme a indicação da autora, podemos inferir que:

Magalhães (2011) nos indica em seu texto as especificidades que definiriam o que são laudos e o que são relatórios. Partindo da definição da autora, analise as afirmativas abaixo.

I. O relatório é uma descrição ou relato do que foi possível conhecer por meio de um estudo.
II. O relatório requer uma avaliação bem mais detalhada do que foi estudado ou ainda a opinião do técnico relativa a um caso ou assunto.
III. O laudo se resume à exposição dos fundamentos de um voto ou de uma apreciação ou então qualquer detalhamento pormenorizado sobre o que fora observado.
IV. O laudo é o documento escrito que contém parecer ou opinião conclusiva do que foi estudado e observado sobre determinado assunto.

Estão corretas as afirmativas:

No que se refere a estudo social, perícia social, relatório social, laudo social e parecer social, julgue o item subsequente. 


É consensual entre pesquisadores do serviço social o pensamento de que o estudo social e o estudo socioeconômico são necessariamente distintos.

No que se refere a estudo social, perícia social, relatório social, laudo social e parecer social, julgue o item subsequente. 


A intencionalidade do profissional de serviço social deve predominar na enunciação da opinião técnica decorrente de uma perícia, ainda que, do ponto de vista jurídico, esta possua caráter de prova pericial. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis