Listagem de Questões sobre Geral
O atual projeto ético-político profissional expressa a perspectiva hegemônica impressa ao Serviço Social brasileiro. Nasce das forças sociais progressistas e fundase nas reais condições sociais em que se materializa a profissão. Pensar este projeto supõe refletir sobre:
As efetivas condições de auto-gestão da sociedade civil organizada e sobre a dimensão técnica da prática cotidiana desde que ideologicamente identificada com os setores populares.
As condições micro-societárias presentes no que fazer profissional; e sobre os procedimentos metodológicos demandados pela dinâmica social
A dimensão política da prática profissional; e sobre as possibilidades de aliança com as classes subalternas, tendo como referência o Código de Ética Profissional.
As condições macro-societárias que estabelecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e, sobre as respostas técnico-profissionais e ético-políticas dos agentes profissionais nesse contexto
Como bem situa o Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), nas últimas décadas o Serviço Social se desenvolveu teórica e praticamente, laicizou-se e apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente. A revisão do Código de 1986, veio, portanto, atender a uma exigência dessa evolução. Esta revisão processou-se em dois níveis
Reafirmou os valores da liberdade e da justiça social, articulando-os ao princípio da democracia e precisou a normatização do exercício profissional
Reafirmou os valores da autonomia e da justiça social, acrescentou o princípio da liberdade e reduziu os itens das relações com os usuários.
Ratificou os valores do compromisso ético e do plura-lismo, retirou o princípio da eqüidade e ampliou os i-tens das relações com as Instituições Empregadoras
Confirmou os valores do pluralismo e da autonomia, articulando-os ao princípio da cidadania e detalhou i-tens relacionados às organizações da sociedade civil
No roteiro ou no contexto de um projeto de pesquisa de natureza acadêmica qual a finalidade do item Revisão de Literatura?
Explicar teoricamente o objeto da investigação à luz de uma única tendência explicativa
Situar o problema, objeto de investigação, em relação à produção teórica pertinente ao tema, apontando-se afinidades e divergências e ressaltando-se lacunas que podem ser preenchidas pela investigação
Reescrever a obra de vários autores que tratam direta ou indiretamente do tema da pesquisa de forma plural e eclética
Recuperar historicamente todas as produções teóricas que abordem a temática investigada desde que a narra-tiva não incorpore pontos de vista contrários
O projeto de pesquisa é um texto que tem por objetivo comunicar a outrem o que se pretende fazer além de nortear a preparação da investigação a ser efetuada. Resume todas as atividades desenvolvidas durante o período de preparação da pesquisa e serve de referência e orientação no decorrer das fases seguintes. Qualquer que seja sua forma de apresentação, o projeto deverá responder às seguintes questões
O que será feito? Como e onde será realizada a pes-quisa? Qual sua hipótese e quais autores lhe respalda-rão teoricamente?
Qual o tema? Por que e a partir de que se pretende fa-zê-lo? quando será feito e qual seu custo?
O que será feito? Por que e a partir de que se pretende fazê-lo? como e onde será realizada a pesquisa e quando será feita?
Qual o assunto? O que será feito? Onde acontecerá e qual o custo do processo investigativo?
Analisando o que o Serviço Social conseguiu construir coletivamente a partir da década de 80, constata-se que esta profissão adensou o acervo da produção intelectual no vasto campo das interocorrências da "questão social", contribuindo para o crescimento do patrimônio científico no campo das Ciências Humanas e Sociais. Para Marilda Iamamoto, pelo menos dois grandes eixos temáticos dominaram o debate profissional neste período. Foram eles
A crise dos paradigmas e a crítica teórico metodológica ao positivismo
Uma tônica na aproximação dos paradigmas clássicos e a recusa do desenvolvimentismo
A ruptura com os métodos clássicos e a apologia ao marxismo
A crítica teórico-metodológica tanto do conservadorismo como da vulgarização marxista; e o resgate da historicidade da profissão
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