Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Um dos pontos importantíssimos trazidos pelas novas regulamentações a respeito da assistência social, é a vigilância socioassistencial. A vigilância é uma das funções da política de assistência, realizada através da produção, sistematização, análise e disseminação das informações territorializadas. Sobre a vigilância, é INCORRETO afirmar que ela trata de:

Ao analisar o fetiche dos instrumentos e técnicas ou deificação das metodologias de ação, entende-se que o fetiche, enquanto escopo do mundo moderno, também penetra as representações e auto-representações dos assistentes sociais sobre os elementos que mediatizam a sua intervenção, ou seja, os seus instrumentos. Sobre o fetiche dos instrumentos, é CORRETO afirmar:

Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso e assinale a sequência correta:

I. ( ) O PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias. Foi reconhecido pelo governo federal como um serviço continuado de proteção básica (Decreto nº 5.085/2004) passando a integrar a rede de serviços socioassistenciais.

II. ( ) O CRAS é a estrutura física onde o serviço PAIF é executado, sendo a unidade pública estatal de referência da rede de proteção social básica.

III. ( ) Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.

IV. ( ) O PAIF deve ser obrigatoriamente ofertado no CRAS. Não existe CRAS sem a oferta do PAIF.

V. ( ) Todas as famílias residentes nos territórios de abrangência dos CRAS serão obrigatoriamente inseridas no PAIF.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A intersetorialidade se refere à articulação entre setores e saberes, para responder, de forma integrada, a um objetivo comum. É uma nova maneira de trabalhar, de governar e de construir políticas públicas, que possibilita a superação da fragmentação dos conhecimentos e das estruturas sociais, para produzir efeitos mais significativos na vida da população, respondendo com efetividade a problemas sociais complexos.

II. A promoção da articulação intersetorial depende de uma ação deliberada, que pressupõe a ideia de conexão, vínculo, relações horizontais entre parceiros, interdependência de serviços, respeito à diversidade e às particularidades de cada setor.

III. A intersetorialidade se materializa mediante a criação de espaços de comunicação, do aumento da capacidade de negociação e da disponibilidade em se trabalhar com conflitos. Sua efetividade depende de um investimento dos municípios e DF, na promoção da intersetorialidade local, bem como da capacidade em estabelecer e coordenar fluxos de demandas e informações entre as organizações e atores sociais envolvidos.

IV. A articulação intersetorial não está sob a governabilidade da política de Assistência Social. Para que aconteça, é necessário um papel ativo do poder executivo municipal ou do DF, como articulador político entre as diversas secretarias que atuam nos territórios dos CRAS, de modo a priorizar, estimular e criar condições para a articulação intersetorial local.

V. A articulação intersetorial deve envolver escolas, postos de saúde, unidades de formação profissional, representantes da área de infraestrutura, habitação, esporte, lazer e cultura, dentre outros.

Considerando que a cidadania moderna compõe-se, tradicionalmente, de três ordens de direitos, assinale aquele que, no decurso do século XX, foram os que mais tardiamente ingressaram na agenda pública brasileira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis