Questões sobre Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistente Social

Roberta é assistente social em uma empresa de grande porte, e aceita receber estagiários pela primeira vez. Quando Roberta recepciona os estudantes, esclarece que a supervisão “(...) constitui-se em uma atividade programada que se realiza segundo uma sistematização programática, muitas das vezes, por meio de controle, acompanhamento, avaliação e replanejamento. Pauta-se em decisões em termos de diretrizes ou procedimentos operacionais previamente estabelecidos, normas e metas a serem cumpridas”. (Guerra & Braga, 2009, p. 539).

Esse esclarecimento denota que Roberta entende a supervisão como:

Considere as tendências que se manifestaram no Serviço Social até meados dos anos 1970, e suas principais características.

Tendências:

1. Modernização conservadora.

2. Desenvolvimentista e reformista.

3. Renovação da profissão.

Características:

( ) manutenção de status quo.

( ) preparação técnica para o fazer profissional.

( ) perspectiva de emancipação humana.

( ) orientação tecnicista e funcionalista.

( ) relação entre refletir/agir/refletir.

A correta correlação entre a tendência e sua característica está contemplada corretamente em

Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial – processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica - embora incorporando-as em uma filosofia da história. Em relação ao Positivismo na teoria de Auguste Comte, é incorreto afirmar que:

A história do serviço social revela um complexo processo de renovação da profissão, marcado por momentos fundamentais, que contribuíram de forma decisiva para que o serviço social revisse suas bases e redirecionasse os horizontes da profissão. Com relação a esse período da história do serviço social, julgue os itens de 112 a 115. O Documento de Sumaré, elaborado no início da década de 1970, foi formalizado em um Seminário e deu ênfase à análise e à crítica à metodologia até então empregada pelo serviço social, rompendo com a divisão metodológica do serviço social de caso, grupo e comunidade.

A história do serviço social revela um complexo processo de renovação da profissão, marcado por momentos fundamentais, que contribuíram de forma decisiva para que o serviço social revisse suas bases e redirecionasse os horizontes da profissão. Com relação a esse período da história do serviço social, julgue os itens de 112 a 115. O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, conhecido como “Congresso da Virada”, constitui um marco no desenvolvimento e no processo de renovação da profissão devido à crítica ao conservadorismo e à autocracia burguesa, pelo contributo no processo de politização e mobilização da categoria e da comunidade acadêmica do serviço social e pela aproximação com a classe trabalhadora.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis