Questões sobre Assistente Social

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Listagem de Questões sobre Assistente Social

Pesquisas do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES brasileiras, realizadas pelo FONAPRACE, nos períodos de 1996-1997 e 2003-2004, revelam que os estudantes das classes C, D e E não dispõem de recursos para suprirem suas necessidades básicas e, ainda menos, para as despesas típicas do universitário. Para o desempenho do seu papel social, o estudante precisa de livros, equipamentos de aprendizagem prática, acesso à informação, e, além disso, participar de eventos acadêmicos e culturais. Com relação ao trabalho do serviço social com a assistência estudantil, julgue os itens subsequentes.

A atuação do serviço social na área de atenção e prevenção do uso de drogas considera que a redução de danos, tradicionalmente identificada com as drogas ilícitas, também se aplica ao álcool e a outras substâncias, como o tabaco.

Pesquisas do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES brasileiras, realizadas pelo FONAPRACE, nos períodos de 1996-1997 e 2003-2004, revelam que os estudantes das classes C, D e E não dispõem de recursos para suprirem suas necessidades básicas e, ainda menos, para as despesas típicas do universitário. Para o desempenho do seu papel social, o estudante precisa de livros, equipamentos de aprendizagem prática, acesso à informação, e, além disso, participar de eventos acadêmicos e culturais. Com relação ao trabalho do serviço social com a assistência estudantil, julgue os itens subsequentes.

Considerando que o indicador seja um elemento de legitimação dos discursos a respeito de determinada realidade que se pretende retratar, a escolha ou construção desses indicadores para medir a relação entre qualidade de vida, ambiente e saúde envolve importantes aspectos técnicos e políticos.

Pesquisas do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES brasileiras, realizadas pelo FONAPRACE, nos períodos de 1996-1997 e 2003-2004, revelam que os estudantes das classes C, D e E não dispõem de recursos para suprirem suas necessidades básicas e, ainda menos, para as despesas típicas do universitário. Para o desempenho do seu papel social, o estudante precisa de livros, equipamentos de aprendizagem prática, acesso à informação, e, além disso, participar de eventos acadêmicos e culturais. Com relação ao trabalho do serviço social com a assistência estudantil, julgue os itens subsequentes.

No processo de acolhimento, o papel do assistente social inclui sua preparação técnica e emocional, o espaço-tempo que destinará ao trabalho e ao atendimento, a sua disponibilidade para a escuta, para ser continente, identificar e ir além do que está sendo dito e aguardar pelo espaçotempo necessário à sua intervenção.

Pesquisas do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES brasileiras, realizadas pelo FONAPRACE, nos períodos de 1996-1997 e 2003-2004, revelam que os estudantes das classes C, D e E não dispõem de recursos para suprirem suas necessidades básicas e, ainda menos, para as despesas típicas do universitário. Para o desempenho do seu papel social, o estudante precisa de livros, equipamentos de aprendizagem prática, acesso à informação, e, além disso, participar de eventos acadêmicos e culturais. Com relação ao trabalho do serviço social com a assistência estudantil, julgue os itens subsequentes.

O acolhimento, mais do que uma simples prática de atendimento, deve ser considerado diretriz central que atravessa estruturalmente o processo de trabalho do assistente social. Por meio dele, é possível reduzir a fragmentação dos atendimentos prestados pelas diversas áreas, resolver o problema da demanda e evitar as listas de espera, substituindo a triagem pela intervenção.

Com relação aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, julgue os itens de 69 a 74.

A institucionalização do serviço social no Brasil e a legitimação da profissão ocorreram como recurso mobilizado pelo Estado, sem apoio do empresariado e da Igreja Católica, na perspectiva de enfrentamento da questão social a partir de 1950.

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