Questões sobre Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistente Social

A reforma do Estado Brasileiro seguiu os ditames neoliberais, reconduzindo as relações sociais para uma liberalização, com a desregulamentação do mercado e a flexibilização dos direitos trabalhistas. Com o intuito de orientar esses processos, em novembro de 1989, realizou-se uma reunião entre os organismos de financiamento de Bretton Woods (FMI, Bird, Banco Mundial), funcionários do governo americano, economistas e governantes latino-americanos para avaliar as reformas econômicas da América Latina. As recomendações que resultaram desse encontro recebem o nome de

Apesar de a literatura registrar o início do Serviço Social em saúde mental no Brasil como sendo em 1946, nos primeiros trinta anos de sua existência, não havia muitos assistentes sociais trabalhando na área psiquiátrica em clínicas, hospitais e manicômios. Analise as afirmativas apresentadas sobre as razões da pouca inserção de assistentes sociais na área de saúde mental naquele período e marque a alternativa CORRETA.

I. Havia poucos hospícios estatais. Eles atendiam um grande número de pacientes, na maioria indigentes ou crônicos abandonados pela família. Trabalhavam poucos assistentes sociais em cada hospício.

II. Havia pouco interesse profissional pela área de saúde mental, tendo em vista a baixa remuneração e a desvalorização do trabalho.

III. Havia hospitais gerais e psiquiátricos para trabalhadores e seus dependentes, pertencentes à rede dos institutos e aposentadoria e pensões (IAPs), os quais entendiam que os assistentes sociais eram desnecessários.

IV. Havia poucas clínicas psiquiátricas privadas, que se destinavam ao atendimento das pessoas mais ricas, e que não empregavam assistentes sociais.

A respeito dos fundamentos históricos, teóricos, metodológicos, da regulamentação profissional e do Projeto Ético-Político do Serviço Social, julgue os itens a seguir. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil, ocorrido durante as décadas de 1960 e 1970, teve como principal objetivo reforçar e defender valores conservadores e tradicionais da categoria profissional.

O exercício profissional do(a) assistente social, para alguns autores, é marcado pelo sincretismo teórico das matrizes clássicas do pensamento filosófico, social, econômico e político diante da dinâmica contraditória da totalidade das relações burguesas e capitalistas.

Acerca das matrizes clássicas do pensamento que permeiam o serviço social, julgue os itens a seguir.

A tese da estrutura sincrética do serviço social, para alguns estudiosos da área, é defendida como fundamento ontológico da profissão do(a) assistente social.

A instrumentalidade do Serviço Social, dada pela forma na qual a profissão se insere na divisão social e técnica do trabalho é reposta pela dinâmica da realidade social, tanto vincula a profissão a outros ramos de atividade profissional quando atribui à profissão:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis