Questões sobre Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistente Social

Sobre a interdisciplinaridade e a forma como ela se apresenta nas Ciências e na prática cotidiana, vários estudos têm sido realizados. Sobre esse tema e tendo como referência de análise Severino in Sá (2002), assinale a alternativa correta.

De acordo com Januzzi (2013), os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas do governo. Em relação aos indicadores, leia as assertivas a seguir.

I) Os indicadores normativos apenas descrevem características e aspectos da realidade empírica.

II) Os indicadores produto são aqueles mais propriamente vinculados às dimensões empíricas da realidade social, referidos às variáveis resultantes dos processos sociais complexos.

III) Os indicadores simples são construídos a partir de uma estatística social específica, referida a uma dimensão social elegida.

IV) As estatísticas públicas, que se constituem na matéria prima para a construção de indicadores sociais, correspondem ao dado social inteiramente contextualizado em uma Teoria Social.

Estão corretas apenas:

As tendências analíticas e interpretativas sobre a profissão Serviço Social e a realidade sobre a qual atua não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos. Isso porque

De acordo com Fávero (2005) o estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social. Leia com atenção as assertivas, em relação a estes instrumentos e procedimentos.

I) O estudo social, no âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico de uma determinada área do conhecimento, que contribui para o juiz formar sua convicção para a tomada de decisão.

II) O relatório social é usado no meio judiciário como um meio de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área do conhecimento, no caso o Serviço Social.

III) O parecer social diz respeito a esclarecimentos e análises, com base no conhecimento específico do Serviço Social, de uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.

IV) O laudo não necessita expressar o detalhamento dos conteúdos do estudo realizado, o qual deve sim ser documentado e permanecer arquivado no espaço de trabalho do profissional.

Estão corretas apenas:

Um dos elementos constitutivos do debate sobre instrumentalidade do serviço social refere-se aos instrumentos, às técnicas e habilidades utilizadas pelo profissional. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. Os instrumentos e técnicas, de fato, são mais importantes que os objetivos da ação profissional.

II. Um dos recursos básicos do trabalho do serviço social é a linguagem.

III. A visita domiciliar deve ser feita com muito cuidado, sendo recomendado que seja utilizada como afirmação de direitos.

IV. Parecer social é uma descrição dos fatos, seguida de uma opinião profissional, que deve estar fundamentada em uma perspectiva teórica de análise.

Está(ão) CORRETO(S)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis