Questões sobre A questão social e o surgimento das políticas sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre A questão social e o surgimento das políticas sociais

Sobre a questão social, segundo Santos (2012), analise as assertivas a seguir.

I) Há diferenças entre modos de produção (escravismo e sistema feudal) e o modo de produção capitalista. Neste último, o desenvolvimento das forças produtivas operadas nos seus marcos é capaz de reduzir, significativamente, a dependência e a determinação de fatores naturais na produção de escassez.

II) O desenvolvimento das forças produtivas, independentemente do modo de produção, apresenta o mesmo potencial de redução de desigualdades e pobreza.

III) A escassez, produzida nos marcos do capitalismo, tem relação com o modo pelo qual as relações sociais de produção são estabelecidas; tal escassez poderia ser superada, caso fossem superadas as formas de exploração do trabalho.

IV) As lutas de classes são aspectos constitutivos e inelimináveis da “questão social”, tendo em vista as relações sociais contraditórias e antagônicas, que expressam o modo de produção capitalista: a socialização da produção da riqueza e a apropriação privada do que é socialmente produzido.

Estão corretas as assertivas:

A concepção da intitulada “questão social” não é fonte unânime e homogênea entre os autores e estudiosos do tema. Porém, considerando a “questão social” na perspectiva da tradição marxista, alguns elementos são específicos. Sendo assim, sobre a concepção e a gênese da questão social para Santos (2012), é correto afirmar que:

A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas.

Analisando a questão social no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Atuando nas questões mais contundentes da questão social, os Assistentes Sociais na contemporaneidade se deparam com:

I. A tendência de fragmentar os usuários das políticas públicas, baseando-se nas características de geração (jovens, idosos, crianças), de gênero e ético-culturais (mulheres, negros e índios).

II. Uma conjuntura adversa para os trabalhadores, os quais carecem de maior organicidade para terem força na cena pública.

III. Unificação das bandeiras de luta dos trabalhadores, gerando uma harmonia e uma consciência de classe.

IV. Uma ampla investida ideológica por parte do capital e da força sindical voltada à cooptação dos trabalhadores, agora travestidos em “parceiros” solidários aos projetos do grande capital.

Está(ão) CORRETO(S)

A gênese da questão social está relacionada à emergência da classe operária como sujeito político, sobretudo através das lutas por direitos na relação capital x trabalho. A análise e apreensão das expressões da questão social descolada dessa gênese pode conduzir o assistente social, em seu exercício profissional, a incorrer no equívoco de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis