Questões de Serviço Social do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2022

O Código de Ética do(a) Assistente Social foi aprovado em 13/3/1993 pela Resolução 273 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). O código confere amplitude política à atuação profissional, agregando princípios democráticos da Constituição Federal de 1988, atribuindo natureza institucional à sua conduta. O código apresenta os direitos, deveres e aquilo que é proibido ao Assistente Social (vedações), no que tange à relação com usuários, instituições empregadoras, outros profissionais, entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil. Além disso, o código trata do sigilo profissional e da relação do Assistente Social com a justiça.
Sobre o sigilo profissional e a relação do (a) Assistente Social com a Justiça, de acordo com o Código de Ética, é correto afirmar que

Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A atuação dos assistentes sociais na contemporaneidade está fortemente tensionada frente aos desafios postos pela reestruturação produtiva e pela política neoliberal. Por muitos anos, buscou-se uma legitimação crítica para a profissão nas suas bases teórico-metodológicas. Com a aproximação com a teoria marxista, a profissão, de forma hegemônica, se posiciona a favor da classe trabalhadora.
PORQUE

II. Considera-se que o assistente social precisa manter um compromisso ético-político mediante as demandas apresentadas, e que, apesar de uma relativa autonomia, tem a responsabilidade de imprimir um sentido à sua prática, principalmente no que se refere à defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Nesse contexto, é correto afirmar que

Analise as afirmativas a seguir: Falar de formação profissional em Serviço Social na contemporaneidade se faz fundamental num momento em que a profissão se depara com vários desafios recorrentes às metamorfoses do mundo do trabalho, a contrarreforma do Estado e as novas configurações que a sociedade civil vem assumindo.
PORQUE
Na contemporaneidade, a profissão apresenta uma postura renovada, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito acadêmico, posicionando-se a favor dos interesses da classe trabalhadora, na defesa dos direitos humanos, comprometendose em afirmar a democracia, a igualdade, a liberdade e a justiça social.

Nesse contexto, é correto afirmar que

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), como uma conquista de cidadania na história da sociedade brasileira, pode ser considerada um avanço ao ser construído como política pública universal, como direito de todos e dever do Estado. No entanto, a partir da contrarreforma do Estado brasileiro, a proposta defendida pelo Movimento da Reforma Sanitária de universalidade fica ameaçada frente ao projeto privatista e traz implicações para a atuação do assistente social.
Nesse sentido, é correto afirmar que o projeto privatista vem requisitando ao assistente social:
I. democratização do acesso às unidades e aos serviços de saúde; II. seleção socioeconômica dos usuários; III. atuação psicossocial por meio de aconselhamento; IV. estratégias de aproximação das unidades de saúde com a realidade.

Assinale:

É a partir da dimensão teórico-metodológica que os assistentes sociais possuem fundamentos para a leitura da realidade social. Quanto mais solidificada essa dimensão, a partir do conhecimento teórico, maior é a possibilidade de mediações para a intervenção profissional.
A respeito da visita domiciliar como um dos instrumentos utilizados no exercício profissional do assistente social para leitura da realidade social na política de Assistência Social, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis