Questões de Serviço Social do ano 2022

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Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2022

A realidade na qual o Serviço Social está inserido requer análises acerca dos desafios que a profissão enfrenta. Hoje depara-se com um processo de reestruturação do chamado “mundo do trabalho” em curso, o que afeta diretamente o mercado profissional de assistentes sociais, com predominância de trabalhadores assalariados. Além disso, análises apontam um refluxo da perspectiva moderna em prol do efêmero, do volátil e do irracional; alterando e renovando o que se entendia por conservador, trata-se da “onda”:

A formação profissional em Serviço Social no Brasil foi orientada em seu percurso sócio-histórico por distintos projetos, que respondiam as exigências políticas e econômicas existentes. Esses processos também foram constituídos por questionamentos da própria profissão que, incansavelmente se coloca em um movimento de questionamentos e revisões sobre a própria prática – sobre o trabalho profissional. As Diretrizes Curriculares de 1996 expressam um processo formativo que foi desenhado e sustentado num contexto de crítica à profissão ao se colocar em questionamento componentes que orientavam a formação e o exercício profissionais. Pode-se afirmar que compõem essas diretrizes:

No processo histórico de trabalho profissional de assistentes sociais na área da saúde, percebe-se que há diversas matrizes de pensamento que os orientam. A perspectiva crítica nesse contexto possibilita determinadas ações diferenciadas que trazer rebatimentos na vida da população que é assistida nessa área. Dentre as ações que são nessa perspectiva, temos:

Os instrumentos de trabalho profissional de assistentes sociais permitem a construção de respostas efetivas às demandas que lhes são apresentadas no cotidiano profissional. Constitui-se um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos aspectos socioeconômicos, familiares e culturais:

A Lei nº 12.594/2012 (Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE) tem como objetivos regulamentar as medidas socioeducativas, bem como definir o procedimento para a sua execução. Nesse sentido, o artigo 49 versa sobre os direitos do adolescente submetido ao cumprimento de medida socioeducativa, sem prejuízo de outros previstos em lei. Constitui-se um deles:

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