Questões de Serviço Social do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2017

Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas. Netto (1991) destaca que o sincretismo parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do Serviço Social como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Nesse sentido, o autor indica que são fundamentos da estrutura sincrética do Serviço Social:

( ) O universo problemático original que se apresentou como eixo de demandas histórico-sociais.

( ) O horizonte do seu exercício profissional.

( ) A sua modalidade específica de intervenção.

( ) A disputa entre o projeto emancipatório e o projeto conservador.

( ) A relação público/privada na resposta aos “problemas sociais”.

Marque a alternativa CORRETA:

Marque a alternativa CORRETA: Senna e Monnerat (2008) observam que, no momento pós-constituição de 1988, embora o discurso da formação do sistema de seguridade social fosse o mais adequado ao debate político daquele momento, todos os setores tiveram receio de colocar em risco as conquistas até então obtidas. Sendo assim, diante das ameaças à área social, o setor saúde apostou:

Marque a alternativa INCORRETA: Alencar (2008) afirma que o Brasil se mantém estruturalmente no rol dos países que apresentam condições bastante desfavoráveis ao desenvolvimento do empreendedorismo. Dentre as condições estruturais apontadas pelos especialistas como adversas estão, EXCETO:

Maranhão (2008), no artigo “Capital e superpopulação relativa: em busca das raízes contemporâneas do desemprego e do pauperismo”, afirma que: “A inserção subalterna de países periféricos, como o Brasil, na economia mundializada e financeirizada abre espaço para uma _________________________, ambiente propício para a ampliação sem precedentes da força de trabalho excedente que compõe a ________________________”.

Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Marque a alternativa CORRETA. Segundo Freire (2003), a globalização do capital não prescinde do trabalho, mantendo-se a centralidade das relações sociais de produção para o entendimento da vida social, em escala ampliada e diversificada, visível na seguinte expressão do modo capitalista globalizado de produção:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis