Questões de Serviço Social do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2017

Definir as políticas, programas e ações, fixar metas e orientar a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação do Plano Viver sem Limite é competência da(o):

Considerando o perfil de regulação política, econômica e social prevalecente em cada período histórico que demarcou a experiência brasileira de proteção social, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. Ações socioassistenciais

2. Investigação, planejamento e gestão

3. Ações socioeducativas

4. Mobilização, participação e controle social

COLUNA II

( ) Conjunto de ações voltadas para a mobilização e participação social de usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais em espaços democráticos de controle social e nas lutas em defesa da garantia do direito à saúde.

( ) Consiste em orientações reflexivas e socialização de informações realizadas por meio de abordagens individuais, grupais ou coletivas ao usuário, família e população de determinada área programática.

( ) Conjunto de ações que tem como perspectiva o fortalecimento da gestão democrática e participativa capaz de produzir, em equipe e intersetorialmente, propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos usuários e trabalhadores de saúde, na garantia dos direitos sociais.

( ) Constituem as principais demandas para o profissional, que precisa ter clareza de suas atribuições e competências para transpor o caráter emergencial e burocrático e estabelecer prioridades de ações e estratégias.

Assinale a sequência CORRETA.

Analise as afirmativas a seguir concernentes aos limites e possibilidades do controle social na realidade atual.

I. Impulsionada por um arcabouço legal assegurado na Constituição de 1988, fruto de lutas sociais, a participação social passa de um status de proibição, no período da Ditadura, a um status de obrigatoriedade.

II. Os mecanismos de controle social foram implementados a partir dos anos 1990, num cenário de regressão dos direitos sociais, de mundialização do capital, que tem na financeirização da economia um novo estágio de acumulação capitalista.

III. As lutas em torno da saúde, potencialmente, podem articular a pequena política à grande política, ao desconsiderar a determinação econômica, social e política do processo saúde e doença, entendido como resultado das relações sociais numa sociedade de classes.

Estão corretas as afirmativas:

Considerando a análise da construção do discurso sobre o Serviço Social, a partir de sua formulação no início do século XX à primeira década do século XXI, empreendida por FALEIROS (2011), analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) No processo de acumulação capitalista, os exercícios profissionais foram se construindo articulados a uma expressão de controle dos segmentos dominados, de legitimação ideológica da ordem, de fragmentação de problemas, de individualização das demandas sociais e de integração aos objetivos institucionais.

( ) O Serviço Social se articula a uma visão política da sociedade e aos valores de justiça e equidade no enfrentamento da desigualdade.

( ) O fato de o Serviço Social emergir como profissão no contexto do capitalismo industrial no final do século XIX e início do XX impediu que ele incorporasse valores e ações próprios da filantropia religiosa que se enraizava no interesse de legitimar a ordem dominante pela “bondade”.

Assinale a sequência CORRETA.

Analise as afirmativas a seguir concernentes à temática “a prática do Serviço Social em saúde mental”.

I. A inserção maciça do Serviço Social em hospitais psiquiátricos se deu por força de exigências do Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS, nos anos 1970, quando o órgão enfatizava a importância da equipe interprofissional para a prestação de assistência ao doente mental, em uma de suas tentativas de melhorá-la.

II. O Movimento de Reconceituação criticou a atuação do Serviço Social em saúde mental, sendo que os estudos sobre a prática em estágios na área mostraram que o uso do Serviço Social tradicional declinou, pois as citações bibliográficas aos autores dessa corrente de pensamento diminuíram e foram substituídas por Iamamoto e Netto, por exemplo, nos anos 1990.

III. A inserção do Serviço Social nos hospitais psiquiátricos nos anos 1970 se deu com a sistematização de prática para o Serviço Social em saúde mental, impedindo que se recaísse em uma indefinição profissional nesse campo de atuação. Os assistentes sociais superaram as ambiguidades impostas, dada a precariedade social dos usuários de serviços psiquiátricos.

Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis