Questões de Serviço Social do ano 2015

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Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2015

#Questão 600299 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Todo processo de registro e avaliação de qualquer ação é um conhecimento prático que se produz, garantindo visibilidade e importância à atividade desenvolvida. Analise as definições abaixo.

I É uma exposição do trabalho realizado e das informações adquiridas durante a execução de determinada atividade. É o relato dos dados coletados e das intervenções realizadas pelo assistente social.

II É uma avaliação teórica e técnica realizada pelo assistente social dos dados coletados. É ele que dá ao assistente social uma identidade profissional. A emissão deste documento pressupõe a existência de um relatório social.

III É um estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial (é sempre solicitada ou determinada). Ela é realizada por meio de estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer.

IV Oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais. É um documento resultante do processo de perícia social e apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada.

As definições estão respectivamente corretas em:

#Questão 600300 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

A utilização do instrumental técnico-operativo pressupõe interações comunicativas que podem ser efetuadas face a face ou por meio da escrita. Os instrumentos de trabalho diretos ou face a face são:

#Questão 600301 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Há 03 dimensões que devem ser do domínio do assistente social: a de competência ético-política, a teórico-metodológica e técnico-operativa. A dimensão técnica-operativa pressupõe que o profissional deve conhecer, se apropriar, e sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes. Considerando o exposto, analise as assertivas abaixo.

I. A intervenção de natureza técnico-operativa é neutra.

II. As 03 dimensões de competências não podem ser desenvolvidas separadamente.

III. A dimensão técnico-operativa é a forma de aparecer da profissão, pela qual é conhecida e reconhecida.

IV. É no desenvolvimento da dimensão técnico-operativa que o profissional constroi, reproduz códigos de orientação e um conjunto de valores e normas.

V. A dimensão técnico-operativa é mobilizada no atendimento dos objetivos imediatos.

Está correto o que se afirma em

#Questão 600302 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

O instrumental em Serviço Social

#Questão 600303 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

A prática profissional do Serviço Social só pode ser compreendida nas tramas das relações sociais. Nesse sentido, o trabalho do assistente social deve ser apreendido sob as dimensões objetivas e subjetivas. Considere as assertivas:

I. A dimensão objetiva do trabalho do assistente social deve considerar os determinantes sócio-históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas.

II. A dimensão subjetiva do trabalho do assistente social deve utilizar-se da empatia, enquanto estratégia para estabelecimento de vínculo.

III. É pela prestação de serviços socioassistenciais que o assistente social interfere nas relações sociais que fazem parte de sua população usuária.

Está correto o que se afirma APENAS em

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