Questões de Serviço Social do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2015

“A atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza para a iniciativa privada ou individual, impulsionada por motivações solidárias e benemerentes, submetidas ao arbítrio do indivíduo isolado, e não à responsabilidade pública do Estado. As consequências de transitar a atenção à pobreza da esfera pública dos direitos para a dimensão privada do dever moral são: a ruptura da universalidade dos direitos e da possibilidade de sua reclamação judicial, a dissolução de continuidade da prestação dos serviços submetidos à decisão privada, tendentes a aprofundar o traço histórico assistencialista e a regressão dos direitos sociais.” Em relação às características do resultado no campo das políticas públicas na área social, na América Latina, decorrentes das implicações invocadas pelo processo descrito no contexto anterior, analise as alternativas a seguir.

I. Reforço de traços de improvisação e inoperância.

II. Funcionamento ambíguo e sua impotência na universalização do acesso aos serviços dela derivados.

III. Redução da pauperização absoluta e relativa.

IV. Permanência de políticas casuísticas e fragmentadas, sem regras estáveis e operando em redes públicas obsoletas e deterioradas.

Estão corretas as alternativas

“A concepção emancipatória, que não está na origem da profissão e nem se fez espontaneamente, tem história tecida nas lutas sociais. A possibilidade produzida pelas condições sócio‐políticas ocasionadas pelas lutas sociais possibilitou que os assistentes sociais brasileiros estruturassem um projeto profissional ________________ que em seu desenvolvimento ________________ as matrizes conservadoras do serviço social.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

“Na atual conjuntura de precarização e subalternização do trabalho à ordem do mercado e de mudanças nas bases da ação social do Estado, as manifestações, que são a matéria‐prima da intervenção profissional dos assistentes sociais, assumem novas configurações e expressões, entre as quais destacamos a insegurança e vulnerabilidade do trabalho e a penalização dos trabalhadores, o desemprego, o achatamento salarial, o aumento da exploração do trabalho feminino, a desregulamentação geral dos mercados e outras tantas questões com as quais os assistentes sociais convivem cotidianamente.” Conforme contexto, a denominação das manifestações, que são a matéria‐prima da intervenção profissional do assistente social, é a

A reversão do ciclo econômico, em fins dos anos de 1960 e mais visivelmente a partir de 1973, dá um novo fôlego às teses neoliberais, que atribuem a crise ao poder excessivo dos sindicatos, com sua pressão sobre os salários e os gastos sociais do Estado, o que estimula a destruição dos níveis de lucro das empresas e a inflação, ou seja, a crise é um resultado do keynesianismo e do Welfare State. Em relação às proposições básicas e à fórmula neoliberal para sair da crise, analise as afirmativas a seguir.

I. Um Estado forte para romper o poder dos sindicatos e controlar a moeda.

II. Um Estado parco para os gastos sociais e regulamentações econômicas.

III. A busca da estabilidade monetária como meta suprema.

IV. O fortalecimento dos direitos sociais, implicando em uma maior vinculação entre política social e esses direitos.

V. Uma forte disciplina orçamentária, diga‐se, contenção dos gastos sociais e restauração de uma taxa natural de desemprego.

Estão corretas apenas as afirmativas

“A lógica liberal funda‐se na procura do interesse próprio pelos indivíduos, portanto, seu desejo supostamente natural de melhorar as condições de existência tende a maximizar o bem‐estar coletivo. Os indivíduos, nessa perspectiva, são conduzidos por uma mão invisível – o mercado – a promover um fim que não fazia parte de sua intenção inicial. A ‘loucura das leis humanas’ não pode interferir nas leis naturais da economia, da qual o Estado deve apenas fornecer a base legal para que o mercado livre possa maximizar os ‘benefícios aos homens’. Trata‐se, portanto, de um Estado mínimo, sob forte controle dos indivíduos que compõem a sociedade civil, na qual se localiza a virtude.” Em relação às funções do Estado, de acordo com a lógica liberal supracitada, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A defesa contra os inimigos externos.

( ) A proteção de todo o indivíduo de ofensas dirigidas por outros indivíduos.

( ) A de promover políticas sociais de proteção e bem‐estar coletivo e de exercício pleno da cidadania.

( ) Provimento de obras públicas, que não possam ser executadas pela iniciativa privada.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis