Questões de Serviço Social do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2012

O combate à violência contra o idoso é uma demanda presente no âmbito da saúde para a equipe multiprofissional. Não sendo atribuição privativa do Serviço Social, a responsabilidade pela notificação é função de toda a equipe. Assim sendo, segundo o art. 19 do Estatuto do Idoso, os casos de suspeita ou confirmação de violência contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos profissionais de saúde que atuam em serviços de saúde públicos e privados nos seguintes órgãos:

I. Autoridade Sanitária

II. Conselho do Idoso

III. Conselho Tutelar

IV. Disque Idoso

V. Defensoria Pública

VI. Ministério Público

VII. Ouvidoria Municipal de Saúde

VIII. Autoridade policial.

Está(ão) CORRETA(s):

Tendo como referência os parâmetros para atuação do assistente social na saúde (CFESS, 2010), é CORRETO afirmar:

Segundo os parâmetros para atuação dos assistentes sociais na política de saúde, são atribuições do assistente social:

Os Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010 p.39) classificam a atuação do assistente social em quatro grandes eixos que correspondem às seguintes ações:

I. Democratizar as informações por meio de orientações (individuais e coletivas) e/ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população usuária.

II. Mobilizar e capacitar usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais para a construção e participação em fóruns, conselhos e conferências de saúde e de outras políticas públicas.

III. Elaborar planos e projetos de ação profissional para o Serviço Social com a participação dos assistentes sociais da equipe.

IV. Participar ativamente dos programas de residência, desenvolvendo ações de preceptoria, coordenação, assessoria ou tutoria, contribuindo para a qualificação profissional da equipe de saúde e dos assistentes sociais, em particular.

Assinale a alternativa que correlaciona, na ordem apresentada, essas ações aos quatro grandes eixos de atuação do profissional:

“Os assistentes sociais na saúde priorizaram suas ações no nível curativo e hospitalar”. (Bravo, 2004) Para justificar essa constatação, afirma-se:

I. A exigência do momento (década de 1970) concentrava-se na ampliação da assistência médica hospitalar, e os profissionais eram importantes para lidar com a contradição entre a demanda e o seu caráter excludente e seletivo.

II. A inserção do Serviço Social no espaço hospitalar era requisitada para atendimento a grupos e população no sentido de pensar o hospital não só como espaço de cura, mas também de prevenção.

III. O Serviço Social Médico, como era denominado, não atuava com procedimentos e técnicas do DC (Desenvolvimento de Comunidade), mas sim, e prioritariamente, com o Serviço Social de Casos, orientação inclusive da Associação Americana de Assistentes Médico-Sociais.

IV. O Serviço Social, desde a origem de sua inserção na área da saúde, configurou-se como uma profissão com atribuições específicas não se caracterizando como “para-médico”, o que aconteceu com muitas das profissões da área da saúde.

V. Nos centros de saúde, os “visitadores” conseguiam responder às atividades que poderiam ser absorvidas pelo assistente social.

Está(ão) CORRETA(s):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis