Questões de Serviço Social do ano 2008

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Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2008

A erradicação do trabalho infantil vem merecendo maior atenção na agenda das políticas sociais no Brasil, desde o início da década passada. Até então, era um tema quase desconhecido e (ou) diluído em meio às questões do menor abandonado, dos meninos e meninas de rua ou em situação de rua. A proteção das crianças e adolescentes trabalhadores entrou para a pauta do governo e da sociedade brasileira, em grande parte como um reflexo das iniciativas de instituições multilaterais dedicadas à defesa dos direitos da infância e como resposta às pressões exercidas pela comunidade mundial. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

O trabalho infantil deve ser encarado como um fenômeno social complexo e sujeito a múltiplos condicionantes, que podem ser observados por meio de duas perspectivas complementares: a da oferta de mão-de-obra infantil, ou seja, por quais motivos as crianças começam a trabalhar desde cedo, e a da demanda, ou por que o mercado procura e absorve as crianças como força de trabalho.

Com referência às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes e aos recursos institucionais para sua proteção, julgue os itens a seguir.

O tráfico de drogas tem constituído uma forma de inclusão no mercado de trabalho, sobretudo para jovens da periferia de grandes cidades, devido à escassez de opções no mercado de trabalho formal. Tal situação é caracterizada como violência do tipo estrutural.

Com referência às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes e aos recursos institucionais para sua proteção, julgue os itens a seguir.

A negligência caracteriza-se pela omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social.

Com referência às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes e aos recursos institucionais para sua proteção, julgue os itens a seguir.

O abuso sexual é sempre de caráter incestuoso e implica necessariamente a prática de uma relação genital, o que configura o abuso.

Na discussão sobre a violência na escola, é importante que seja levada em consideração a lógica de funcionamento da instituição, pois, de um lado, uma abordagem exacerbada do fenômeno pode levar à criminalização de comportamentos comuns e, de outro, uma abordagem restrita pode desconsiderar as vítimas e a microviolência dessa questão. Acerca das diferentes concepções e modalidades de violência, julgue os itens seguintes.

A violência simbólica ou institucional é aquela que se revela nas relações de poder, na violência entre professores e alunos, cujas relações de força são dissimuladas.

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