Questões de Serviço Social do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2008

A população em situação de rua constitui um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, os vínculos interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia, sendo compelidas a utilizarem a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou permanente. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

As políticas voltadas para esse segmento da população, em geral, são universais e direcionadas ao atendimento às demandas de atenção básica, configurando a garantia do direito de cidadania.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) 2005/IBGE, o Brasil tem aproximadamente 18.500.000 idosos, o que representa 10,5% da população do país. Em relação à Política Nacional do Idoso, julgue os itens seguintes.

É assegurado ao idoso o direito de dispor de seus bens, proventos, pensões e benefícios, salvo nos casos de incapacidade judicialmente comprovada, quando ser-lhe-á nomeado curador especial em juízo.

A respeito de programas de prevenção e tratamento do consumo de álcool e outras drogas, de prevenção à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), julgue os itens que se seguem.

A prevenção seletiva é dirigida a subgrupo da população em geral, considerada sob maior risco, e tem como objetivo o retardamento do uso nocivo de substâncias psicoativas.

A respeito de programas de prevenção e tratamento do consumo de álcool e outras drogas, de prevenção à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), julgue os itens que se seguem.

As características dos programas de prevenção universal para dependentes químicos incluem a composição da equipe com o maior número possível de profissionais da área médica, devidamente treinados para a aplicação e o desenvolvimento do programa.

A erradicação do trabalho infantil vem merecendo maior atenção na agenda das políticas sociais no Brasil, desde o início da década passada. Até então, era um tema quase desconhecido e (ou) diluído em meio às questões do menor abandonado, dos meninos e meninas de rua ou em situação de rua. A proteção das crianças e adolescentes trabalhadores entrou para a pauta do governo e da sociedade brasileira, em grande parte como um reflexo das iniciativas de instituições multilaterais dedicadas à defesa dos direitos da infância e como resposta às pressões exercidas pela comunidade mundial. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

No trabalho em casa ou com a família, muitas crianças são submetidas a jornadas de trabalho na lavoura familiar ou são responsabilizadas pelos serviços domésticos e pelos cuidados com os irmãos menores. Tais atividades não se caracterizam como trabalho infantil, tendo em vista que as mesmas fazem parte do processo de socialização dessas crianças.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis