Questões de Serviço Social do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2007

Pesquisa sobre o trabalho social realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social constatou, no cotidiano dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em 2.629 municípios brasileiros, cinco tipos de intervenções: visita às famílias; escuta, orientação e referência; grupos socioeducativos; oficinas de capacitação e campanhas socioeducativas. No que concerne ao desenvolvimento de tais intervenções, julgue os itens subseqüentes.

A intervenção realizada em CRAS localizado em área indígena deve ter como referência os serviços adequados à realidade local e deve ser, obrigatoriamente, norteada pela perspectiva cultural do grupo étnico-racial atendido, assim como pelas expectativas que eles têm em relação à proteção socioassistencial.

Tendo o texto acima como motivador inicial, julgue os itens a seguir com relação ao Programa Bolsa Família.

O fato de os benefícios do Programa Bolsa Família serem pagos preferencialmente à mulher constitui uma das estratégias de cumprimento dos objetivos estabelecidos pela Declaração de Beijing, entre os quais está criar condições para potencializar o papel da mulher na sociedade.

Com base na legislação atual acerca da violência doméstica e familiar contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

I A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar compreende o acesso aos serviços de contracepção de emergência, a profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis e da síndrome da imunodeficiência adquirida e outros procedimentos médicos necessários e cabíveis nos casos de violência sexual.

II No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deve, entre outras providências, encaminhar a ofendida ao hospital ou posto de saúde e ao Instituto Médico-Legal.

III O juiz pode determinar, por prazo indeterminado, a inclusão da mulher em situação de violência doméstica no cadastro de programas assistenciais do governo federal, estadual e municipal.

IV Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deve a autoridade policial remeter, no prazo de 48 horas, expediente ao juiz, para a concessão de medidas protetivas de urgência.

V O juiz pode assegurar à mulher em situação de violência doméstica e familiar a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até dois anos, para preservar sua integridade física e psicológica.

Estão certos apenas os itens

No âmbito das diretrizes compartilhadas entre diversos setores para o cumprimento das determinações da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, os objetivos previstos para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) não incluem a

No acolhimento à pessoa idosa, todos os profissionais de saúde, em especial os assistentes sociais, devem considerar entre outros aspectos, a necessidade de

I estabelecer uma relação respeitosa com a pessoa idosa, valorizando sua experiência de vida, e sabedoria acumulada e respeitando o senso de dignidade e prudência pelo qual o idoso espera ser reconhecido.

II partir do pressuposto de que, como o idoso tem dificuldades de compreender as perguntas que lhe são feitas ou as orientações que lhe são fornecidas, deve-se dirigir primeiramente a seu acompanhante.

III chamar a pessoa idosa por seu nome e jamais utilizar termos inapropriados, como vovozinho ou vovozinha, que infantilizam o idoso.

IV manter contato visual preferencialmente de frente e em local iluminado, considerando um possível declínio visual ou auditivo.

V utilizar uma linguagem técnica para conquistar a confiança do idoso e assim garantir sua adesão ao tratamento.

Estão certos apenas os itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis