Questões de Serviço Social do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2006

Ao idoso é reservado o direito de opção pelo tratamento de saúde que entenda como o mais favorável para si. Mas, quando o idoso não se apresenta em condições de realizar essa opção, cabe ao familiar ou curador fazê-la em seu nome. Há, no entanto, duas outras circunstâncias em que o médico é quem procede tal escolha. Essas circunstâncias são:

Os municípios devem ter pelo menos um Conselho Tutelar, que tem como atribuição

Julgue os seguintes itens, que se referem ao debate atual acerca do consumo de substâncias psicoativas.

Como tudo que diz respeito ao ser humano, o uso de drogas configura uma construção social que se realiza na dialética dos interesses econômicos e dos aparatos políticos, jurídicos e ideológicos que constituem a dinâmica das sociedades.

Acerca da implicação da família no uso abusivo de drogas por parte de um de seus membros, julgue os itens seguintes.

I O início do abuso de drogas pode ser precipitado por rompimento familiar, estresse e perdas.

II O abuso de drogas pode auxiliar a manutenção da homeostase familiar ou pode servir como forma de mobilizar os pais do adicto para tratamento.

III O modelo dos pais quanto ao uso de álcool e outras drogas não tem relação com o comportamento dos filhos em relação a essas substâncias.

IV Membros da família, como irmãos, tios, avós, primos, não interferem no sentido de facilitar comportamentos que perpetuem o abuso de substâncias por um de seus membros.

Estão certos apenas os itens

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2001), cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. A despeito do uso de substâncias psicoativas de caráter ilícito, e considerando qualquer faixa etária, o uso indevido de álcool e tabaco tem a maior prevalência global, trazendo também as mais graves conseqüências para a saúde pública mundial. Acerca do uso de álcool e tabaco, julgue os itens subseqüentes.

A marginalização sofrida pelos usuários de drogas lícitas e ilícitas, vistos como fracos e preguiçosos, e não como indivíduos que necessitam de assistência, é um fato isolado, tendo em vista a superação dessa visão nos espaços públicos destinados à sua atenção.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis