Questões de Serviço Social do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2006

As demandas postas para os profissionais de Serviço Social, nos diversos espaços de intervenção, são definidas como

Na pesquisa qualitativa, o trabalho de campo constitui-se numa etapa essencial da metodologia. Pela sua importância, o trabalho de campo tem que ser planejado a partir de referenciais teóricos, indicadores e variáveis que envolvem questões objetivas a serem respondidas. São componentes da pesquisa qualitativa dois instrumentais necessários:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O reconhecimento do fazer do assistente social, como trabalho, e de sua inserção em uma dinâmica institucional concreta, que se organiza ocupacional e socialmente como parte das estratégias de enfrentamento das expressões cotidianas da questão social, implica uma nova leitura do instrumental técnico-operativo de trabalho desse profissional. Considerando essa nova leitura, o instrumental técnico-operativo, deixa de:

1- ser visto como decorrente das opções teórico-metodológicas e passa a ser definido apenas pela lógica do trabalho institucional.

2- ser visto como mero conjunto de recursos e passa a ser definido tanto pelos aportes teóricometodológicos do profissional quanto pela lógica do trabalho institucional.

3- ter a centralidade que tinha nas perspectivas metodológicas tradicionais e passa a ser uma decorrência exclusiva das opções metodológicas dos profissionais de Serviço Social.

4- ter uma importância central no trabalho profissional e passa a ser definido apenas em função de necessidades essencialmente técnicas.

O correto está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A atitude investigativa e a pesquisa são dimensões constitutivas do trabalho do assistente social, que supõe conhecimento da realidade que se pretende alterar, mais além de sua "fotografia descritiva". O trabalho profissional exige captar e reconstruir os processos sociais desencadeadores das situações vividas, em nível individual e/ou familiar, nas suas múltiplas relações e determinações, permitindo sua interpretação crítica. (IAMAMOTO, Marilda: 2004, p.286) A partir do texto e de seus conhecimentos sobre a intervenção do assistente social com famílias, é correto afirmar que, são tendências atuais do trabalho:

1- abranger o conhecimento das trajetórias de vida e de trabalho; das experiências e privações sociais; da formação cultural dos sujeitos e da rede de sociabilidade de que participam.

2- intervir em fragmentos isolados da vida social dos sujeitos.

3- incidir sobre as situações individuais e/ou familiares, que condensam dimensões, simultaneamente, universais, particulares e singulares da vida em sociedade.

4- Atrelar a vida dos indivíduos singulares com as dimensões estruturais e conjunturais que os conformam, desafio que requer formação teórico-metodológica que conduza a análise na perspectiva da totalidade.

O correto está em:

Para se evitar o risco de uma conclusão de fracasso imprecisa em relação a uma política pública ou um programa social, Arretche adverte que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis