Questões de Serviço Social do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2006

O processo de institucionalização da profissão, reconhecida na divisão social do trabalho, está vinculado à criação das grandes instituições assistenciais, estatais, paraestatais ou autárquicas. No debate contemporâneo sobre o Serviço Social, o objeto do trabalho é a questão social em suas múltiplas expressões. Significa, portanto, que

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com as orientações neoliberais, os direitos sociais assegurados pelas políticas sociais de "nova geração" devem pautar-se pelas seguintes diretrizes:

A realidade atual expressa dimensões da questão social que evidencia enorme desigualdade social, o que exige do profissional de serviço social uma visão ampla e crítica, capaz de compreender essa realidade em sua totalidade. Acerca da elaboração, da implementação, do monitoramento e da avaliação de políticas e programas sociais, julgue os itens a seguir.

Um dos pressupostos básicos para concretizar os programas sociais é o estabelecimento dos limites e condicionantes dos processos econômicos, políticos e sociais desvinculados das forças e dos interesses em jogo.

A partir do texto constitucional de 1988, a Saúde é vista como direito de todos e dever do Estado, cujas ações e serviços são organizados de acordo com a característica de

Um dos aspectos mais importantes para assegurar a autonomia que deve caracterizar a atuação das agências reguladoras é o que diz respeito às suas fontes de financiamento. Sobre esse assunto, analise os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa.

1- Para suportar financeiramente a execução das atividades descentralizadas, a ANEEL repassa recursos financeiros provenientes do Tesouro Nacional e da Taxa de Fiscalização recolhida pelos agentes setoriais à ANEEL.

2- A Anatel, em sua proposta orçamentária anual e no plano plurianual, deve destinar recursos ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), bem como os valores a serem recolhidos junto ao Tesouro Nacional.

3- A ANA deve fornecer todo o suporte técnico para a cobrança pelo uso dos rios mas, de acordo com a Lei, é o comitê de bacia que decide sobre o valor, como e quando cobrar e sobre a aplicação dos recursos que devem retornar para a própria bacia.

4- São fontes de financiamento da ANP os recursos provenientes de convênios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas, as doações, legados, subvenções e outros recursos, exceto os decorrentes da venda de dados e informações técnicas para fins de licitação, que é proibida por lei.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis