Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

O Mapa de Riscos consta do Anexo IV da Portaria no 25, de 29 de Dezembro de 1994, vinculada à NR 5 (CIPA) no qual a Tabela I estabelece a classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza e a padronização das cores correspondentes.

Segundo a classificação dessa tabela, a imposição de ritmos excessivos é considerada como um risco

A comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar permanentemente compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A respeito da participação do enfermeiro na CIPA, julgue os itens subsecutivos. O enfermeiro tem como atribuição acompanhar as reuniões da CIPA e redigir as atas, apresentando-as para a aprovação e a assinatura dos membros presentes.

A comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar permanentemente compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A respeito da participação do enfermeiro na CIPA, julgue os itens subsecutivos. Quando ocupa o cargo de presidente da CIPA, cabe ao enfermeiro convocar os membros para reuniões.

No ano de 2016, em uma refinaria de petróleo, ocorreram 10 acidentes de trabalho. Desses acidentes, 4 deles foram com lesão com afastamento e 6 com lesão sem afastamento. A seguir apresentam-se os dados estatísticos publicados:

Sabendo-se que foram trabalhadas 2.000.000 horas no ano, a taxa de gravidade no período foi

Por ocasião da fiscalização de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego nas instalações do canteiro de obras de uma construtora, foram realizadas as seguintes constatações:

I o canteiro de obras possuía quarenta e cinco empregados;

II segundo o cronograma físico, a duração da obra é de quatro meses;

III o canteiro de obras não possui comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), mas possui uma comissão provisória de prevenção de acidentes;

IV um operário não usava o equipamento de proteção individual (EPI) porque não tinha dinheiro para comprá-lo;

V a empresa não possui programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (PCMAT);

VI o programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) foi elaborado pelo engenheiro civil que atuava como responsável técnico da obra;

VII a construtora não elaborou programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) para aplicar no canteiro de obras.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O PCMAT não é obrigatório na situação apresentada, pois há menos de cinquenta empregados trabalhando no canteiro.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis