Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

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Listagem de Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Preocupada com a preservação da vida e com a saúde do trabalhador, a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A respeito desse assunto e da NR-5, julgue os itens que se seguem.

Mapa de risco é a visão que o trabalhador tem do ambiente de trabalho, em relação a riscos potenciais. Nesse aspecto, a CIPA tem um papel fundamental, pois compete-lhe a elaboração desses mapas, mediante avaliações quantitativas para a identificação dos riscos.

As atribuições de um enfermeiro que atua como presidente ou vice-presidente de uma CIPA incluem

manter os empregados informados acerca dos trabalhos da CIPA.

As atribuições de um enfermeiro que atua como presidente ou vice-presidente de uma CIPA incluem

coordenar e supervisionar as atividades da secretaria.

As atribuições de um enfermeiro que atua como presidente ou vice-presidente de uma CIPA incluem

convocar os membros para as reuniões da CIPA.

No Brasil, de forma geral, as normas regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego visam dar respaldo legal a vários aspectos relacionados com a segurança e a saúde dos trabalhadores. Julgue os itens que se seguem, relativos a essas normas.

São atribuições da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número possível de trabalhadores e a assessoria do SESMT (onde houver), conforme determina a NR-5.

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