Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Leia as afirmações abaixo.

I - Acidente é um evento indesejável e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos, perdas humanas e ou materiais.

II- Segurança é a disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar os fatores perigosos que conduzem ao acidente ou reduzir seus efeitos.

Sobre elas é verdadeiro afirmar:

Instruções: Para responder às questões de números 61 a 70 considere as informações abaixo.

           O Engenheiro de Segurança do Trabalho "X" foi chamado para inspecionar uma empresa que produz, embala e comercializa produtos que requerem agentes químicos e ambientes com calor. Em vários locais existem equipamentos que geram ruído e vibração. Nos locais de produção trabalham mais de 300 (trezentos) operários e, na área administrativa, onde são executadas atividades que exigem solicitação intelectual e atenção constante, trabalham mais de 50 (cinqüenta) funcionários. A empresa possui PPRA, CIPA e SEESMT.

No tocante a cada eleição dos membros da CIPA − Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, o empregador deve manter a guarda dos documentos relativos por um período mínimo de

No que diz respeito à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA –, nas empresas da indústria da construção, analise:

I. canteiros de obra cuja construção não exceda 180 dias ficam obrigados a constituir CIPA centralizada.

II. as empresas que possuam equipes de trabalho itinerantes deverão considerar como estabelecimento a sede da equipe.

III. as subempreiteiras que, pelo número de empregados, não se enquadram na categoria (um ou mais canteiro de obra com mais de setenta empregados), participarão com, no mínimo, um representante nas reuniões e inspeções realizadas pela CIPA da contratante.

É correto o que consta em

É atribuição da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes,

I. elaborar normas que possibilitem implementar ações punitivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

II. divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e à saúde no trabalho.

III. participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de campanhas de prevenção da AIDS.

IV. realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho.

V. fiscalizar as determinações da CLT, com relação ao registro dos empregados e aos recolhimentos trabalhistas devidos.

É correto o que consta APENAS em

A segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Nesse sentido, julgue os seguintes itens.

A comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) de uma empresa é uma equipe multidisciplinar composta por técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis