Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2018

Carlos mudou de setor no trabalho e passou a exercer atividades em condições de insalubridade de grau máximo. Nessa situação, ele tem direito à percepção de um adicional, incidente sobre o salário mínimo, de

Com relação à exposição ocupacional ao calor, a Norma Regulamentadora n. 15 (NR 15) da Portaria/MTb n. 3214/1978 considera que:

Em uma empresa, o Engenheiro de Segurança do Trabalho identificou que um funcionário fica exposto a um nível médio de 91 dB(A) por toda sua jornada diária de trabalho de 8 horas. De acordo com o Anexo 1 da NR-15 − Atividades e Operações Insalubres, a dose equivalente é, aproximadamente,

De acordo com a NR-15 − Atividades e Operações Insalubres, nas perícias requeridas às Delegacias Regionais do Trabalho, conforme estabelece o art. 192 da CLT, os graus de insalubridade determinados pelo Ministério do Trabalho devem ser pagos ao trabalhador no caso de caracterização da insalubridade. O percentual de adicional a ser pago a um funcionário que está exposto aos dois agentes nocivos no ambiente de trabalho, ruído e ao calor, respectivamente, será

Na NR- Norma Regulamentadora 15, Atividades e Operações Insalubres, está es-tabelecido que exposição ao calor deve ser avaliada através do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo"- IBUTG. Através do IBUTG definem-se, considerando também a determinação do tipo de atividade (leve, moderada ou pesada), os Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente com períodos de descanso no próprio local de prestação de serviço e Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente com período de descanso em outro local (local de descanso).

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os períodos de descanso estabelecidos serão considerados tempo de ser-viço para todos os efeitos legais.

II. As medições para cálculo do IBUTG devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura da região do corpo mais atingida.

 III. No regime de trabalho intermitente, com períodos de descanso no próprio local de prestação de serviço, em atividades consideradas leves, permite-se trabalho contínuo se IBTUG até 30,0 e, em atividades pesadas, IBTUG até 25,0.

IV. Para os fins de Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente, com período de descanso em outro local, não é considerada a taxa de metabolismo média ponderada para uma hora (Kcal/h) para cálculo dos limites de tolerância e considera-se como local de descanso ambiente termicamente mais ameno, com o trabalhador ex-clusivamente em repouso.

Está CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis