Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2004

Durante a operação de empilhamento de carga em um depósito, ocorreu um acidente com um trabalhador. Segundo as testemunhas, o operador da empilhadeira, ao dar marcha-a-ré na máquina, não viu um empregado que passava pelo local, prensando-o em uma máquina elétrica energizada. A vítima foi socorrida pela brigada de emergência da empresa.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

A implantação de uma brigada de emergência para prestar atendimento de primeiros socorros em acidentes não é um dos objetivos do PCMSO da empresa.

Os trabalhadores envolvidos com atividades leves em dois postos de trabalho abrigados têm apresentado reclamações constantes com relação às condições de trabalho por estarem muito próximos de uma fonte de calor. Dentro do PPRA da empresa realizou-se uma avaliação do conforto térmico dos trabalhadores no local, utilizando-se uma árvore de termômetros. O índice de bulbo úmido e temperatura de globo (IBUTG) obtido foi de 33 °C no posto I, e de 30 °C no posto II.

Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Se a reclamação perdura há mais de 2 anos, ela deve constar do atestado de saúde ocupacional (ASO) emitido no último exame periódico do PCMSO da empresa.

No que concerne aos temas ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue os itens subseqüentes.

Em psicopatologia do trabalho, as vivências de prazer no trabalho podem ser conceituadas como sentimentos de realização (gratificação, orgulho e identificação com um trabalho que atende às necessidades profissionais) e de liberdade (sentir-se livre para pensar, organizar e falar sobre o trabalho).

A preocupação com o bem-estar, a saúde, a segurança e com a qualidade de vida dos empregados no ambiente de trabalho constitui um importante foco da psicologia social e organizacional. No que concerne a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A sobrecarga de trabalho é um dos fatores que causam doenças ocupacionais.

A toxicologia ocupacional tem íntima relação com atividades ligadas à higiene ocupacional (ou industrial). No Brasil, as ações de monitoramento do ambiente de trabalho, os limites de exposição ocupacional e os equipamentos de proteção individual encontram amparo legal em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Capacete, capuz, óculos, protetor facial, respirador purificador de ar, dispositivo trava-queda e respirador de fuga são exemplos de EPIs utilizados para segurança contra agentes químicos, listados na NR-6.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis