Questões de Saúde Pública da UPENET/IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da UPENET/IAUPE

O uso de drogas ilícitas, como o craque, vem sendo considerado como uma epidemia em localidades com pouca assistência do poder público. Em algumas comunidades, compete ao ACS tentar conscientizar as pessoas dessa prática prejudicial à saúde individual e coletiva.

É de competência do ACS 

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional de suma importância para as prefeituras, para os municípios e muito mais para a assistência da comunidade atendida regularmente. Todo ACS deve ter uma conduta que deve ser mantida em seu cotidiano, em sua atuação.

Na atenção básica à saúde, o ACS é muito importante porque ele

Em relação à Vigilância Epidemiológica, analise as afirmativas a seguir e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) O acompanhamento do comportamento epidemiológico das doenças sob vigilância pode ser considerado o principal objetivo dos sistemas de vigilância em saúde pública.

( ) Na vigilância de doenças transmissíveis, a interrupção das cadeias de transmissão é um dos objetivos centrais na Vigilância Epidemiológica.

( ) Os sistemas de informação coletam seus dados exclusivamente em redes de serviços de saúde, cabendo aos profissionais que atuam nesses serviços a notificação dos casos suspeitos. 

( ) A investigação de campo tem como finalidade a elucidação do diagnóstico, direcionando ao esclarecimento das circunstâncias e de fatores relacionados com o adoecimento de cada paciente em particular.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) tem como objetivo coletar dados de nascidos vivos constituindo informações relevantes para o setor saúde. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:


I. Antes da implantação do SINASC, as informações sobre nascidos vivos eram obtidas a partir de estimativas por meio de censo ou divulgadas por meio do Registro Civil.

II. Em caso de parto domiciliar com assistência prestada por parteira tradicional, a Declaração de Nascido Vivo (DN) deve ser emitida pela parteira que prestou assistência.

III. Nos casos de nascimentos sem assistência, ocorridos em famílias cadastradas na ESF ou no PACS, a DN deve ser emitida por um profissional de saúde devidamente habilitado, pertencente à equipe ou à unidade à qual a mãe da criança esteja vinculada. 


É CORRETO o que se afirma em 

Para Coriolano et. al. (2018), "A informação em saúde deve ser compreendida como instrumento de apoio decisório para conhecimento da realidade socioeconômica, demográfica e epidemiológica, para planejamento, gestão, organização e avaliação nos vários níveis que constituem o Sistema Único de Saúde (SUS)".

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:


I. Antes de 1993, os dados sobre notificação de doenças e agravos eram disponibilizados para o nível nacional através do Boletim Epidemiológico da Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP).

II. Somente a partir de 1993, o SINAM foi implantado de forma gradual nas unidades federadas e nos municípios com a coordenação e acompanhamento dos gestores das três esferas de governo.

III. O Sinam é alimentado inicialmente pela Ficha Individual de Investigação de casos de doenças e agravos constantes na Lista Nacional de Notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. 


É CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis