Questões de Saúde Pública da FAURGS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da FAURGS

O documento Estratégias de Saúde Digital para o Brasil (2020-2028) pontua sete prioridades em seu Plano de Ação. A prioridade dois do ESD28 busca expandir a informatização dos três níveis de atenção em saúde, com o objetivo de acelerar a adoção de sistemas de prontuários eletrônicos e de gestão hospitalar como parte integradora dos serviços e processos de saúde. Assinale a alternativa que apresenta todas as ações estratégicas elencadas para alcançar essa prioridade.

Considere as seguintes descrições de desenhos de estudos epidemiológicos analíticos para vigilância ambiental em saúde.

I - Estima, para um dado momento (ou intervalo) no tempo, a proporção de pessoas contendo um determinado atributo (doença) e a proporção de pessoas contendo um ou mais fatores que se pretende correlacionar à presença ou à ausência do atributo (doença) em questão.
II - Em primeiro lugar, seleciona-se um grupo de pessoas doentes (independentemente da exposição), ou seja, com o efeito que se quer estudar (grupo estudo) e outro grupo semelhante, porém que não apresenta a doença (controle). O segundo passo é verificar se a proporção de pessoas expostas, no passado (por isso é denominado por alguns autores como retrospectivo), é estatisticamente diferente nos dois grupos. Esse estudo necessita de uma infraestrutura que permita o registro de pessoas doentes e também dos expostos no passado.
III- Estudo no qual o profissional interfere nos grupos. Por exemplo, a um grupo exposto é dada uma droga para eliminar o poluente do organismo e, para outro grupo (comparação), é oferecido um placebo. Depois se compara a incidência dos efeitos nos dois grupos.

A sequência que descreve, correta e respectivamente, as denominações desses estudos é

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de prevenir ou controlar tais fatores de risco que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras” (OMS, 1993). Exemplos de doenças ou problemas de saúde que podem ter a sua frequência aumentada em uma população à proporção que medidas visando à Saúde Ambiental são negligenciadas incluem

Segundo a Lei 8.080/90, à direção estadual do Sistema Único de Saúde-SUS compete

O Plano de Contingência Hospitalar Estadual – COVID-19 do Rio Grande do Sul prevê as seguintes condutas, EXCETO uma. Assinale-a.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis