Questões de Saúde Pública da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da CPCON

As ações da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) deverão contemplar toda a população em território nacional, priorizando, entretanto, territórios, pessoas e grupos em situação de maior risco e vulnerabilidade, na perspectiva de superar desigualdades sociais e de saúde e de buscar a equidade na atenção, incluindo intervenções intersetoriais. Fonte: Resolução CNS nº 588/2018.

Entre as alternativas abaixo, qual delas NÃO se destina a identificar e definir territórios, pessoas e grupos em situação de riscos e as vulnerabilidades?

Observe a figura da pirâmide etária da população brasileira e suas projeções, e indique a alternativa CORRETA:

Imagem associada para resolução da questão

Associe a primeira coluna das estratégias especiais de Busca Ativa de casos de tuberculose e a periodicidade dos contextos específicos.
Fonte: Manual de Recomendações para o controle de tuberculose no Brasil (2019).

(1) População geral adscrita ao território da Estratégia Saúde da Família. (2) População geral que procura o serviço de saúde (Estratégia Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde ou Hospitais). (3) Contato de tuberculose pulmonar. (4) Profissionais de saúde. (5) Pessoa (população) Privada de Liberdade.

( ) Em todas as visitas do usuário ao serviço de saúde. ( ) No momento da admissão no sistema prisional. Pelo menos uma vez ao ano ou, idealmente, a cada 6 meses (em campanha). ( ) Na identificação do caso índice. ( ) Em todas as visitas do ACS ou outro profissional da equipe. ( ) Admissão e exame médico anual.

A sequência CORRETA dessa associação é:

A notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, sendo obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Fonte: PRTMS/GM 204/2016
Analise as afirmações abaixo sobre a notificação compulsória:

I- A notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo.
II- A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.
III- A notificação compulsória será realizada somente diante da confirmação de doença ou agravo.
IV- A autoridade de saúde que receber a notificação compulsória imediata deverá informá-la, em até 24 (vinte e quatro) horas, desse recebimento às demais esferas de gestão do SUS, o conhecimento de qualquer uma das doenças ou agravos notificáveis.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

No território de saúde, podem surgir situações capazes de constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração no padrão clínico epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade, bem como epizootias ou agravos decorrentes de desastres ou acidentes. Essas situações são consideradas como: Fonte: PRTMS/GM 204/2016.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis