Questões sobre Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública

De acordo com os Cadernos de Atenção Básica nº 27, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) organizará o seu processo de trabalho com foco nos territórios de sua responsabilidade, conjuntamente com as equipes de Saúde da Família (SF) que a ele se vinculam de forma a priorizar:


1. Ações clínicas compartilhadas, para uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para ambos os profissionais envolvidos.

2. Intervenções generalizadas, visando otimizar o atendimento de casos mais graves.

3. Intervenções individuais a priori do usuário, aumentando a eficácia nos tratamentos, focadas em buscas ativas na comunidade.

4. Realização de exames de alta complexidade sem agendamento, com o objetivo de reduzir filas de exames e agilizar diagnósticos. 5. Ações compartilhadas nos territórios de sua responsabilidade desenvolvidas de forma articulada com as equipes de SF.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

A respeito de indicadores de saúde, analise as assertivas abaixo:
I. Um indicador é uma variável, característica ou atributo de Estrutura, Processo ou Resultado, baseada em Donabedian (1980, 1990), que é capaz de sintetizar e/ou representar e/ou dar maior significado ao que se quer avaliar.
II. O componente Estrutura inclui a relação entre categorias de recursos humanos existentes, tal como o número de agentes comunitários de saúde ou de profissionais de enfermagem.
III. O componente Processo inclui a relação entre as atividades de distintos profissionais, tal como número de atividades sobre saúde reprodutiva realizadas para adolescentes no serviço de saúde ou número de primeira consulta ginecológica para gestantes.
IV. Entre os componentes adotados na construção de um indicador, pode-se avaliar as relações que permitem a análise de quanto cada componente influencia o outro, tal como a relação estrutura/processo, avaliando a relação entre recursos existentes e a produtividade.
Quais estão corretas?

De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, são responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: 


I. Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.

II. Garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica.

III. Inserir a Estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.

IV. Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica.


Qual estão INCORRETAS?

Em relação à Atenção Básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas. ( ) Ações de saúde que envolvem cuidados paliativos e vigilância em saúde. ( ) As equipes assumem responsabilidade sanitária sobre território definido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

De acordo com o disposto na Portaria nº 2.436/2017, a Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica (AB) e Atenção Primária à Saúde (APS), nas atuais concepções, como termos ____________, de forma a _________ ambas os princípios e as diretrizes definidas neste documento.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis