Questões de Saúde Pública do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2023

Lançada em 2003, com intuito de pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Apostando na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho. O texto diz respeito à qual Política Pública do Sistema Único de Saúde? 

Paciente com febre de duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sinais/sintomas: cefaleia, dor retroorbitária, mialgia, artralgia, prostração e exantema, e que tenha estado em áreas de _____________, ou com presença de __________, nos últimos_______. Sobre casos suspeitos em situação de epidemia, assinale a alternativa correta que completa as lacunas. 

A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúdedoença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente-saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. Sobre as vigilâncias é correto afirmar: 

O Pacto pela Saúde é um compromisso assumido pelos gestores públicos com base nos princípios constitucionais do SUS, com ênfase nas necessidades de saúde da população e que implicará o exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas nos três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Nesse sentido, identifique em qual opção estão relacionadas as prioridades estabelecidas no Pacto pela Vida para doenças emergêntes e endêmicas. 

Depósito é todo recipiente utilizado para finalidade específica que armazene, ou possa vir a armazenar água, seja pela ação da chuva, ou pela ação do homem, e que esteja acessível à fêmea do Aedes aegypti para postura dos seus ovos. A padronização de criadouros é de suma importância para subsidiar a tomada de decisão, quanto à forma de eliminação, ou controle desses recipientes, com potencial de se tornarem criadouros do Aedes aegypti. Sobre o assunto correlacione as colunas.
Coluna I. (1) Grupo A, armazenamento de água para consumo humano (Subgrupo A1). (2) Grupo B, depósitos móveis. (3) Grupo C, depósitos fixos. (4) Grupo D, depósitos passíveis de remoção/proteção (Subgrupo D1). (5) Grupo E, depósitos naturais.
Coluna II. ( ) Folhas de bromélias, ocos em árvores, buracos em rochas, restos de animais (cascas, carapaças). ( ) Vasos/frascos com água, prato, pingadeira, recipiente de degelo de refrigeradores, bebedouro, pequenas fontes ornamentais. ( ) Calhas, ralos sanitários (em desuso), tanques em obras/borracharias, máquinas/equipamentos em pátios, piscinas, fontes ornamentais, floreiras em cemitérios, cacos de vidro em muros. ( ) Caixa d’ água elevada ligada à rede pública e/ou sistema de abastecimento particular (poço, cisterna, mina). ( ) Pneus e outros materiais rodantes (câmera de ar, manchões).
Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis