Questões de Saúde Pública do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2022

Os cadáveres podem atuar como vetores de uma pluralidade de doenças infecciosas que serão transmitidas no manejo e na análise do material orgânico em decomposição; logo, discutir sobre biossegurança em necrotérios e no serviço de autópsia é dialogar sobre a saúde e a segurança dos diversos trabalhadores deste local.
CONCEIÇÃO PACHECO, P. Biossegurança nos Necrotérios e no Serviço de Autópsia. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(2), 57, 2020.

Com relação aos EPIs adequados para necropsia, analise as afirmativas a seguir.
I. Os EPIs incluem avental cirúrgico, touca cirúrgica, roupa impermeável ou avental com mangas compridas, propés, óculos ou proteção para rosto, olhos, pele e membranas mucosas.
II. Quando existe risco de patógenos em aerossóis, como o da tuberculose, durante a necropsia devem ser usados respiradores N95.
III. Deve ser usado um par de luvas de couro para proteger contra cortes com facas. Essas luvas dão proteção completa também contra patógenos.

Está correto o que se afirma em:

A necessidade de se propor novos dispositivos de atenção em saúde mental é um dos desdobramentos relativos à implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Sobre as ações transdisciplinares e práticas híbridas em saúde mental é CORRETO afirmar que: 

"Um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho."


Tendo como base a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, o trecho acima refere-se à: 

No Brasil, os avanços decorrentes da Reforma Psiquiátrica transformaram o modelo assistencial focado no hospital para uma atenção voltada para a comunidade. Sobre a Reabilitação Psicossocial é INCORRETO afirmar que: 

Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis