Questões de Saúde Pública do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2022

A prevalência estimada de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de 3,31/10.000 para o Estado do RS, estimando cerca de 3.300 pessoas (Beck, 2017). Diante desse cenário, foi sancionada a Lei Nº 15.322/2019, a qual instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA no RS. Considere as afirmações abaixo sobre o TEA.

I - O autismo é mais prevalente em meninos do que em meninas.
II - Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 4 a 5 anos de idade.
III- O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico. A criança com sinais de alerta para TEA, com 12 a 18 meses, tende a explorar menos os objetos e brinquedos e, muitas vezes, fixa-se em algumas de suas partes sem explorar suas funções (por exemplo: passa mais tempo girando a roda de um carrinho do que empurrando-o).

Quais estão corretas?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de alto impacto na saúde coletiva. Sobre a tuberculose, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Doença infectocontagiosa, predominantemente de origem bacteriana, transmitida pelas vias aéreas que afeta principalmente pulmões, mas pode atingir demais órgãos no corpo humano.
( ) Os principais sintomas são ganho de peso, tosse por período superior a oito semanas, suor noturno, febre alta ao entardecer.
( ) O tratamento é longo e muitos pacientes o abandonam após a melhora dos sintomas, não atingindo a cura e possibilitando a resistência da bactéria aos medicamentos.
( ) É transmitida por via respiratória, predominantemente pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), usualmente acometendo os pulmões, mas também pode se desenvolver em outros órgãos como útero, intestino, rins, meninges, entre outros.
( ) Tem na imunização uma arma contra sua forma mais grave; a vacina BCG é recebida nos primeiros dias de vida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assim como a Dengue, o Zika vírus é um problema de saúde pública. Transmitido ao homem através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, foi identificado no Brasil em abril de 2015. Os principais sintomas em pessoas infectadas são dor de cabeça, febre baixa, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele. Uma das formas de prevenção contra a picada do inseto é o uso de repelentes utilizados na pele. Os programas de saúde pública estimulam o uso de repelentes principalmente em mulheres grávidas para prevenção de doença na gestação pela possibilidade de condições patológicas advindas da gestação. Nesse sentido, assinale a alternativa que cita a principal complicação que pode ocorrer em nascidos de mulheres infectadas pelo Zika vírus durante a gestação.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira e é transmitida ao homem quando há contato com a urina de um animal, ocorrendo principalmente em locais de enchentes. Os principais sintomas são febre, dores no corpo, podendo apresentar vômitos, diarreia e tosse. Assinale a alternativa relacionada ao principal animal reservatório no meio urbano e transmissor da leptospirose através da urina. 

A Dengue é transmitida através do vírus pertencente à família dos flavivírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes Aegypti. Existem formas eficazes de prevenir o aparecimento do mosquito e compete ao agente de endemias dominar estas informações para orientar a população sobre o assunto. A partir das alternativas abaixo, assinale a que se refere às principais formas de prevenção à Dengue.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis