Questões de Saúde Pública do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2022

A portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta portaria define o número máximo de pessoas que cada Agente Comunitário de Saúde pode atender em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, que deve ser de: 

O mosquito com listras pretas e brancas em seu corpo, originário de zonas tropicais e subtropicais e transmissor de diferentes doenças infecciosas ao ser humano, que por sinal são bastante prevalentes no Brasil. Para sua replicação, esta espécie prefere água limpa e parada. Assinale a alternativa que contém o nome científico correto e respectiva doença transmitida por ele.

De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 e suas atualizações, compete às Secretarias Municipais de Saúde e ao Distrito Federal, exceto: 

De acordo com a legislação vigente, a equipe multiprofissional da Saúde da Família deve ser composta por, no mínimo, o médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Também a legislação determina a obrigatoriedade do cumprimento de uma carga horária de trabalho semanal por todos os profissionais da equipe de: 

O diabetes é caracterizado como o aumento da concentração de glicose no sangue. Tal situação acarreta no paciente, caso não seja devidamente tratado e acompanhado, uma série de problemas, dentre eles perda da visão, problemas cardiovasculares, dificuldade de cicatrização, distúrbios renais, entre outros. Sendo o Brasil o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), o Agente Comunitário de Saúde precisa estar atento a essa doença. Avalie as funções dos Agentes Comunitários de Saúde às pessoas que tem diabetes e assinale a alternativa correta:
I. Identificar e cadastrar as pessoas com diabetes que moram em sua área de atuação.
II. Realizar a visita domiciliar, as pessoas diabéticas, pelo menos a cada 6 meses.
III. Procurar por pacientes que não comparecem às consultas.
IV. Estimular o autoexame dos pés todos os dias.
Estão corretas o que se coloca em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis