Questões de Relações Públicas da Instituto Consulplan

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#Questão 955828 - Relações Públicas, Gestão em Relações Públicas, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Relações Públicas

Os conceitos de planejamento, de um modo geral, se aplicam perfeitamente ao de relações públicas. No entanto, cada área de conhecimento possui as suas particularidades. Por isso, o planejamento em relações públicas possui algumas características e etapas que diferem um pouco das demais áreas; são elas: conhecimento da organização; mapeamento de público; diagnóstico e identificação do problema; definição de objetivos e estratégias; programas de ação e controle; e, avaliação. Sobre os programas de ação, assinale a afirmativa correta.

Quando se fala de comunicação nas organizações, é importante ressaltar que, independentemente da terminologia ou nomenclatura utilizada, há diversas formas de uma organização se comunicar: seu comportamento institucional é uma delas; sua arquitetura e sua identidade visual também são formas de comunicação e expressão. Existe um tipo de comunicação que, segundo Lemos, apoia o funcionamento e a estrutura de uma organização. Kunsch a conceitua como aquela que se processa dentro da organização e permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes. Para Andrade, ela pode ser definida como o intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, considerando sua maior eficiência e melhor atendimento ao público. As informações se referem ao seguinte tipo de comunicação: 

#Questão 955827 - Relações Públicas, Público, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Relações Públicas

Com o tempo, tornou-se necessária uma especificação maior a respeito dos públicos estratégicos de uma organização e da forma como se relacionam. Isso se deve ao fato de que a comunicação precisa ser mais direcionada, levar em conta características mais marcantes de cada tipo de público. Nesse sentido, França (2003) propõe uma classificação que considera o tipo e as interações com os públicos, como: especificações dos públicos; formas de relacionamento; objetivos da relação; importância da relação; tempo que esse relacionamento existe; e, expectativas da relação por parte dos públicos e da organização. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Públicos essenciais: estão profundamente ligados à organização e são fundamentais para que ela possa se manter e realizar as suas atividades-fim.
II. Públicos não essenciais: não estão ligados diretamente aos fatores produtivos da organização, mas podem estar ligados à prestação de algum serviço.
III. Públicos de redes de interferência: são públicos externos à organização e que podem ser capazes de exercer grandes influências, sejam elas positivas ou negativas.
IV. Público essencial: se encontram inseridos os sindicatos; as agências de publicidade; as associações; os conselhos profissionais; as escolas; e, as universidades.
V. Os concorrentes e a mídia podem ser classificados como públicos não essenciais.
Está correto o que se afirma apenas em

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