Questões de Relações Públicas do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Relações Públicas do ano 2007

"Os valores da tradição não podem mais garantir a inserção do indivíduo no espaço coletivo, pois este aqui ultrapassa o âmbito da simples comunidade" (MARTINO, 2001. p.83. In: FAUSTO NETO (Org.). Campo da Comunicação). A partir da proposição do autor e considerando-se a comunidade e a sociedade como formas distintas de organização coletiva, é INCORRETO afirmar

Analise as seguintes afirmativas referentes à Teoria Hipodérmica.

I. É uma abordagem global dos mass media que tem como componentes teóricas a sociedade de massa e a teoria psicológica da ação.

II. Advoga que a massa é constituída por um conjunto heterogêneo de indivíduos iguais, indiferenciáveis e que se influenciam.

III. Sintetiza-se na afirmativa de que cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.

IV. Defende que a persuasão é facilmente inoculada se as mensagens da propaganda alcançam o indivíduo da massa.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

Em relação ao tema construção da imagem, considere as seguintes afirmativas:

1. A imagem de uma pessoa ou organização é um produto da imaginação de quem pensa sobre ela.

2. A atividade de assessoria de imprensa também deve ser utilizada para fortalecer a imagem e as ações de comunicação de uma organização.

3. A Resolução Normativa 43/02, publicada pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, define a auditoria ou pesquisa de imagem como técnica que objetiva identificar as características institucionais, administrativas, políticas e de procedimentos, que, consolidadas, permite que seja formulada a definição sobre a organização.

4. A Resolução Normativa 43/02, publicada pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, define a Comunicação Institucional como aquela criada exclusivamente para formar imagem positiva em torno de uma organização, empresa, pessoa, ou, ainda, em torno de algo ou alguma coisa.

5. Imagem corporativa e identidade corporativa são sinônimas, sendo ambas passíveis de modificação de acordo com as ações da organização.

Assinale a alternativa correta.

Walter Poyares (Imagem pública: glória para uns, ruína para outros. São Paulo: Globo, 1998), no capítulo A imagem e seus mecanismos, expressa o seguinte comentário: Ora, o que importa na comunicação, do ponto de vista de sua eficácia, não é bem o que é dito ou emitido, mas o que é percebido. Em certa extensão, cada um ouve ou percebe a seu modo, de acordo com suas predisposições psíquicas e morais, seus conhecimentos da linguagem e segundo o ambiente em que se encontra�. Nesse mesmo contexto, o autor indica três mecanismos que fazem parte do esquema de ação do que se convenciona chamar de construção da imagem, utilizados pela Comunicação e pelas Relações Públicas ao operarem na macrocomunidade, para efeito de motivação e aceleração de atitudes dos membros participantes. Acerca disso, considere os seguintes itens:

1. A opinião

2. O símbolo

3. O conceito

4. O estereótipo

5. A personificação

Quais são os mecanismos apontados por W. Poyares?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis