Questões de Redação Oficial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Redação Oficial

Considerando-se a formatação que deve ser seguida nos documentos do padrão ofício, a respeito das medidas do fragmento de documento abaixo: margem lateral direita de 1,5cm, margem lateral esquerda de 3cm e recuo de parágrafo de 2,5cm de distância da margem esquerda, é CORRETO afirmar que:

Imagem associada para resolução da questão

A clareza é a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro o texto que possibilita a imediata compreensão pelo leitor. Nesse sentido, quanto aos atributos fundamentais da redação oficial, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos.
( ) O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro.
( ) É indispensável a releitura de todo o texto redigido. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza.

Considerando-se o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos do padrão ofício devem obedecer a um padrão de formatação. Sobre essa formatação, assinalar a alternativa CORRETA:

A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se uma prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, as seguintes afirmações sobre o e-mail estão corretas, EXCETO: 

Em relação ao uso do vocativo nas comunicações oficiais, analisar os itens abaixo:

I. Com exceção do Presidente da República, as demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo “Senhor” ou “Senhora” seguido do cargo respectivo.
II. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar “Senhor” ou “Senhora” seguido do nome do particular.
III. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, é vedado o uso de “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

Está(ão) CORRETO(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis