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OFÍCIO n.º 9/2022/SGeD

Brasília, 5 de abril de 2022.


À Senhora

Fulana de Tal da Silva

Diretora do Setor de Abastecimento – SAb

Setor de Abastecimento da Universidade

Universidade – Prédio 3 – 2.º andar

00012-345 Brasília – DF


Assunto: Solicitação de compra de materiais.


                  Senhora Diretora do Setor de Abastecimento,


                                  O Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade (SGeD) solicita a aquisição dos seguintes materiais de consumo, para posterior distribuição aos departamentos:

                                        - 100 resmas de papel de tipo ofício;

                                        - 35 tonners (cor preta) para impressora a laser;

                                        - 20 caixas de pastas de plástico; e                                  

                                        - 16 caixas de canetas.

                             Solicito a Vossa Senhoria que as providências relativas a essa aquisição sejam céleres, pois os departamentos têm urgência na reposição de seus estoques para o início do semestre letivo.

                                       Importante destacar que há saldo disponível na conta da SGeD, sendo necessária a liberação do valor para a compra solicitada.


                                                Atenciosamente,


                                                                                                                SICRANA DE TAL DA SILVA

Diretora do Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade



Considerando o Ofício n.º 9/2022/SGeD, apresentado anteriormente, julgue o item subsequente, com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca das características formais dos documentos oficiais.  


A identificação de local e data do documento em análise destoaria do padrão previsto no MRPR se apresentasse o seguinte formato: Brasília – DF, 05 de abril de 2022. 

Com relação às técnicas oficiais de redação e elaboração de correspondências, julgue o item.


Ao redigir uma correspondência oficial, acompanhando a natural evolução da língua e com vistas à obtenção de clareza e de precisão em seu texto, o redator deve utilizar a linguagem coloquial, já que ela é imediata e facilmente compreendida por todos os usuários do idioma.

OFÍCIO n.º 9/2022/SGeD

Brasília, 5 de abril de 2022.


À Senhora

Fulana de Tal da Silva

Diretora do Setor de Abastecimento – SAb

Setor de Abastecimento da Universidade

Universidade – Prédio 3 – 2.º andar

00012-345 Brasília – DF


Assunto: Solicitação de compra de materiais.


                  Senhora Diretora do Setor de Abastecimento,


                                  O Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade (SGeD) solicita a aquisição dos seguintes materiais de consumo, para posterior distribuição aos departamentos:

                                        - 100 resmas de papel de tipo ofício;

                                        - 35 tonners (cor preta) para impressora a laser;

                                        - 20 caixas de pastas de plástico; e                                  

                                        - 16 caixas de canetas.

                             Solicito a Vossa Senhoria que as providências relativas a essa aquisição sejam céleres, pois os departamentos têm urgência na reposição de seus estoques para o início do semestre letivo.

                                       Importante destacar que há saldo disponível na conta da SGeD, sendo necessária a liberação do valor para a compra solicitada.


                                                Atenciosamente,


                                                                                                                SICRANA DE TAL DA SILVA

Diretora do Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade



Considerando o Ofício n.º 9/2022/SGeD, apresentado anteriormente, julgue o item subsequente, com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca das características formais dos documentos oficiais.  


No endereçamento do ofício em apreço, é opcional a apresentação do nome “Fulana de Tal da Silva”, pois basta a indicação do seu cargo na universidade.

Os pronomes de tratamento são expressões que assumem valor semântico de pronomes. O próprio nome já sugere que eles, os pronomes, estão em função ou ficam em lugar do nome ou dos substantivos.
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/pronomes-detratamento

Utilizando o padrão culto da Língua Portuguesa, relacione a "Coluna 1" com a "Coluna 2":
1ªColuna
(1)Vossa Magnificência. (2)Vossa Santidade. (3)Vossa Alteza. (4)Vossa Excelência. (5)Vossa Eminência.

2ªColuna
(__)Presidente da República. (__)Reitores de Universidades. (__)Príncipes/princesas, duques. (__)Papa. (__)Cardeais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de cima para baixo:

OFÍCIO n.º 9/2022/SGeD

Brasília, 5 de abril de 2022.


À Senhora

Fulana de Tal da Silva

Diretora do Setor de Abastecimento – SAb

Setor de Abastecimento da Universidade

Universidade – Prédio 3 – 2.º andar

00012-345 Brasília – DF


Assunto: Solicitação de compra de materiais.


                  Senhora Diretora do Setor de Abastecimento,


                                  O Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade (SGeD) solicita a aquisição dos seguintes materiais de consumo, para posterior distribuição aos departamentos:

                                        - 100 resmas de papel de tipo ofício;

                                        - 35 tonners (cor preta) para impressora a laser;

                                        - 20 caixas de pastas de plástico; e                                  

                                        - 16 caixas de canetas.

                             Solicito a Vossa Senhoria que as providências relativas a essa aquisição sejam céleres, pois os departamentos têm urgência na reposição de seus estoques para o início do semestre letivo.

                                       Importante destacar que há saldo disponível na conta da SGeD, sendo necessária a liberação do valor para a compra solicitada.


                                                Atenciosamente,


                                                                                                                SICRANA DE TAL DA SILVA

Diretora do Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade



Considerando o Ofício n.º 9/2022/SGeD, apresentado anteriormente, julgue o item subsequente, com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca das características formais dos documentos oficiais.  


O expediente oficial denominado mensagem seria igualmente adequado para a comunicação oficial em apreço, haja vista a natureza do assunto tratado e os interlocutores envolvidos em tal comunicação.

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