Questões de Redação Oficial

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Listagem de Questões de Redação Oficial

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o seguinte item. 


O fecho Atenciosamente deve ser empregado somente nas comunicações oficiais cujo destinatário ocupe cargo da mesma hierarquia do remetente.  

OFÍCIO n.º 9/2022/SGeD

Brasília, 5 de abril de 2022.


À Senhora

Fulana de Tal da Silva

Diretora do Setor de Abastecimento – SAb

Setor de Abastecimento da Universidade

Universidade – Prédio 3 – 2.º andar

00012-345 Brasília – DF


Assunto: Solicitação de compra de materiais.


                  Senhora Diretora do Setor de Abastecimento,


                                  O Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade (SGeD) solicita a aquisição dos seguintes materiais de consumo, para posterior distribuição aos departamentos:

                                        - 100 resmas de papel de tipo ofício;

                                        - 35 tonners (cor preta) para impressora a laser;

                                        - 20 caixas de pastas de plástico; e                                  

                                        - 16 caixas de canetas.

                             Solicito a Vossa Senhoria que as providências relativas a essa aquisição sejam céleres, pois os departamentos têm urgência na reposição de seus estoques para o início do semestre letivo.

                                       Importante destacar que há saldo disponível na conta da SGeD, sendo necessária a liberação do valor para a compra solicitada.


                                                Atenciosamente,


                                                                                                                SICRANA DE TAL DA SILVA

Diretora do Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade



Considerando o Ofício n.º 9/2022/SGeD, apresentado anteriormente, julgue o item subsequente, com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca das características formais dos documentos oficiais.  


Em conformidade com o previsto no MRPR, a identificação da signatária do ofício poderia ser apresentada da seguinte forma: Sicrana de Tal da Silva. 

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o seguinte item. 


Embora os pronomes de tratamento se refiram à segunda pessoa gramatical, a concordância verbal com eles deve ser estabelecida com o uso da flexão verbal de terceira pessoa, como no seguinte exemplo, em que a forma pronominal alude ao destinatário da comunicação: Vossa Senhoria encaminhou o documento.

OFÍCIO n.º 9/2022/SGeD

Brasília, 5 de abril de 2022.


À Senhora

Fulana de Tal da Silva

Diretora do Setor de Abastecimento – SAb

Setor de Abastecimento da Universidade

Universidade – Prédio 3 – 2.º andar

00012-345 Brasília – DF


Assunto: Solicitação de compra de materiais.


                  Senhora Diretora do Setor de Abastecimento,


                                  O Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade (SGeD) solicita a aquisição dos seguintes materiais de consumo, para posterior distribuição aos departamentos:

                                        - 100 resmas de papel de tipo ofício;

                                        - 35 tonners (cor preta) para impressora a laser;

                                        - 20 caixas de pastas de plástico; e                                  

                                        - 16 caixas de canetas.

                             Solicito a Vossa Senhoria que as providências relativas a essa aquisição sejam céleres, pois os departamentos têm urgência na reposição de seus estoques para o início do semestre letivo.

                                       Importante destacar que há saldo disponível na conta da SGeD, sendo necessária a liberação do valor para a compra solicitada.


                                                Atenciosamente,


                                                                                                                SICRANA DE TAL DA SILVA

Diretora do Setor de Gerenciamento de Departamentos da Universidade



Considerando o Ofício n.º 9/2022/SGeD, apresentado anteriormente, julgue o item subsequente, com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca das características formais dos documentos oficiais.  


O rodapé desse ofício poderia ser usado para trazer informações acerca do SGeD, como endereço, telefone, endereço para correspondência eletrônica, as quais, nesse caso, deveriam aparecer centralizadas. 

Com relação às técnicas oficiais de redação e elaboração de correspondências, julgue o item.


A concisão é uma qualidade indispensável na redação de correspondências oficiais e é obtida, não por meio da economia de pensamento, com vistas à mera redução do tamanho do texto, mas pela exclusão de redundâncias, de palavras e de passagens irrelevantes para a compreensão, por parte do leitor, da informação que se quer transmitir.

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