Questões de Raciocínio Lógico da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Raciocínio Lógico da CESPE / CEBRASPE

#Questão 110165 - Raciocínio Lógico, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, TELEBRAS, Técnico em Gestão de Telecomunicações

A equipe de atendentes de um serviço de telemarketing é constituída por 30 empregados, divididos em 3 grupos, que trabalham de acordo com a seguinte escala.

< Grupo I: 7 homens e 3 mulheres, que trabalham das 6 h às 12 h.

< Grupo II: 4 homens e 6 mulheres, que trabalham das 9 h às 15 h.

< Grupo III: 1 homem e 9 mulheres, que trabalham das 12 h às 18 h.

A respeito dessa equipe, julgue os itens que se seguem.

Se, nesse serviço de telemarketing, a média das idades das atendentes for de 21 anos e a média das idades dos atendentes for de 31 anos, então a média das idades de todos os 30 atendentes será de 26 anos.

#Questão 110167 - Raciocínio Lógico, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, TELEBRAS, Técnico em Gestão de Telecomunicações

A equipe de atendentes de um serviço de telemarketing é constituída por 30 empregados, divididos em 3 grupos, que trabalham de acordo com a seguinte escala.

< Grupo I: 7 homens e 3 mulheres, que trabalham das 6 h às 12 h.

< Grupo II: 4 homens e 6 mulheres, que trabalham das 9 h às 15 h.

< Grupo III: 1 homem e 9 mulheres, que trabalham das 12 h às 18 h.

A respeito dessa equipe, julgue os itens que se seguem.

Situação hipotética: Durante determinado dia de trabalho foram atendidas 1.400 ligações. Os atendentes do grupo I atenderam, nesse dia, 520 ligações, ao passo que os atendentes do grupo II atenderam 100 ligações a mais que a metade das ligações atendidas pelos atendentes do grupo III. Assertiva: Nessa situação, os atendentes do grupo III, nesse dia, atenderam mais de 500 ligações.

#Questão 110411 - Raciocínio Lógico, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, TCU, Auditor Federal de Controle Externo

Julgue os itens a seguir com base nas características do raciocínio analítico e na estrutura da argumentação. Adotando-se o processo de inferência do tipo indutivo, usado em ciências experimentais, parte-se do particular para o geral, ou seja, a partir da observação de casos particulares, chega-se a uma conclusão que os transcende.

#Questão 110414 - Raciocínio Lógico, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, TCU, Auditor Federal de Controle Externo

Julgue os itens a seguir com base nas características do raciocínio analítico e na estrutura da argumentação. A seguinte situação é um exemplo de apelo popular: “Dentro do metrô, um rapaz começa a pedir ajuda aos demais passageiros para pagar sua passagem de volta para casa. Sua justificativa para essa atitude é o fato de ter sido assaltado e não ter um centavo”.

Em campanha de incentivo à regularização da documentação de imóveis, um cartório estampou um cartaz com os seguintes dizeres: “O comprador que não escritura e não registra o imóvel não se torna dono desse imóvel”.

A partir dessa situação hipotética e considerando que a proposição P: “Se o comprador não escritura o imóvel, então ele não o registra” seja verdadeira, julgue os itens seguintes.

Considerando-se a veracidade da proposição P, é correto afirmar que, após a eliminação das linhas de uma tabela-verdade associada à proposição do cartaz do cartório que impliquem a falsidade da proposição P, a tabela-verdade resultante terá seis linhas.

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