Questões de Raciocínio Lógico do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Raciocínio Lógico do ano 2008

Com base nas informações acima, julgue os itens a seguir.

Julgue os itens seguintes relacionados à lógica proposicional.

Uma tautologia é uma proposição lógica composta que será verdadeira sempre que os valores lógicos das proposições simples que a compõem forem verdadeiros.

Acerca de tautologia, julgue os itens subseqüentes.

Se p e q são proposições, então a proposição  é uma tautologia.

Na linguagem falada ou escrita, o elemento fundamental é a sentença, ou proposição simples, constituída esquematicamente por um sujeito e um predicado, sempre na forma afirmativa. Toda proposição tem um dos dois valores: falso — F —, ou verdadeiro — V —, excluindo-se qualquer outro. Na formação de novas proposições, a partir de proposições simples, entram os chamados conectivos: "e", simbolizado por ; "ou", simbolizado por V; "se ... então", simbolizado por →; e "se e somente se", simbolizado por . Também é usado o modificador "não", simbolizado por ¬. As proposições são representadas por letras do alfabeto: A, B, C etc. A proposição ¬A é V se A for F e é F se A for V. A proposição AB é V se A e B forem V, caso contrário é sempre F. A proposição A V B é F se A e B forem F, caso contrário será sempre V. A proposição A→B é F se A for V e B for F, caso contrário será sempre V. A proposição AB significa que A→B e que B→A. Uma seqüência de proposições   é um raciocínio lógico correto se a última proposição,  , denominada conclusão, é uma conseqüência das anteriores, consideradas V e denominadas premissas.

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem, a respeito de estruturas lógicas e lógicas de argumentação.

Considere as seguintes proposições, relativas a Pedro, Joana e Maria.

A: Pedro é brasileiro e é casado legalmente com Joana.

B: Pedro é brasileiro e é casado legalmente com Maria.

Nesse caso, independentemente das valorações V ou F de A e B, a proposição AB é sempre F.

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V -, ou falsas - F -, mas não cabem a elas ambos os julgamentos.

As proposições simples são freqüentemente simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, e as proposições compostas são conexões de proposições simples.

Uma expressão da forma AB é uma proposição composta que tem valor lógico V quando A e B forem ambas V e, nos demais casos, será F, e é lida "A e B".

A expressão ¬A, "não A", tem valor lógico F se A for V, e valor lógico V se A for F.

 A expressão A V B, lida como "A ou B", tem valor lógico F se ambas as proposições A e B forem F; nos demais casos, é V.

A expressão - tem valor lógico F se A for V e B for F. Nos demais casos, será V, e tem, entre outras, as seguintes leituras: "se A então B", "A é condição suficiente para B", "B é condição necessária para A".

Uma argumentação lógica correta consiste de uma seqüência de proposições em que algumas são premissas, isto é, são verdadeiras por hipótese, e as outras, as conclusões, são obrigatoriamente verdadeiras por conseqüência das premissas.

Considerando as informações acima, julgue os itens de 71 a 80.

A sentença "No Palácio Itamaraty há quadros de Portinari ou no Palácio Itamaraty não há quadros de Portinari" é uma proposição sempre verdadeira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis